O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Um polícia em Espanha ganha dois mil euros mensais mas em Portugal ganha apenas 969 euros?

Sociedade
O que está em causa?
Será possível que o mesmo cargo seja remunerado de forma tão distinta entre Portugal e Espanha? Uma diferença que supera os 100%, como se alega num "post" partilhado no Facebook?

“Só pode ser mentira”, ironiza um “post” partilhado esta segunda-feira (25 de março) no Facebook. Na imagem, a Polícia Nacional espanhola junta-se à Polícia de Segurança Pública (PSP), mas as semelhanças são poucas: em Espanha, a profissão é paga com 2 mil euros mensais, mas em Portugal não passa dos 969 euros. Será possível?

Portugal

Contestados pelos sindicatos, os salários da PSP em Portugal têm tido atualizações anuais a par da generalidade dos trabalhadores da Função Pública. Assim, desde 2024 que os profissionais desta área que estejam em início de carreira recebem mensalmente um total de 961,40 euros.

A este montante soma-se ainda o suplemento por serviço nas Forças de Segurança, um total de 292,28 euros (20% da remuneração base e uma componente fixa de 100 euros). Ficamos assim perante um valor global de cerca de 1.253 euros.

Importa ter em conta que o suplemento por serviço nas Forças de Segurança é um acréscimo remuneratório mensal atribuído a todo o pessoal policial em efetividade de serviço (o único) com fundamento no regime especial da prestação de serviço, no ónus e restrições específicas da função policial, no risco, penosidade e disponibilidade permanente.

Espanha

Aqui ao lado, um trabalhador da Policía Nacional espanhola pode até ganhar mais ao final do mês, mas o seu salário base é menor do que o português. E sim, o salário mínimo em Espanha é superior ao português. Mas a remuneração dos militares não tem que o acompanhar. A tabela oficial sobre as remunerações dos funcionários públicos em 2024 confirma que um polícia espanhol de primeira escala aufere um salário base de 844,57 euros por mês a que se somam duas remunerações anuais (13.º e 14.º mês) de 729,96 euros.

Os polícias espanhóis recebem ainda, tal como os portugueses, um complemento de destino. Este valor é mensal e depende do nível do cargo desempenhado. Tendo em conta que os oficiais da Polícia Nacional são o cargo mais alto dentro da escala básica, o seu salário, com o complemento, pode chegar aos 27.503,38 mil euros anuais, ou seja, aos 1.980,90 euros mensais. 

Em suma, a comparação feita no Facebook é descabida e descontextualizada, uma vez que não tem em conta o suplemento atribuído em Portugal e cria um fosso maior entre os salários praticados nos dois países.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque