- O que está em causa?Vídeo de Pedro Nuno Santos em 2011 tornou-se viral nas redes sociais: mostra o ex-ministro de António Costa a gritar pela liderança do então secretário-geral do PS, José Sócrates. O partido preparava-se para enfrentar eleições antecipadas depois de uma crise política que levou o também Primeiro-Ministro (PM) a apresentar a sua demissão. Para Pedro Nuno, Sócrates só tinha elogios.

"Só há uma liderança que coloca Portugal à frente de tudo: é a de José Sócrates, é a liderança do Partido Socialista (PS)". A 2 de junho de 2011, em Santa Maria da Feira, o ex-líder da Juventude Socialista (JS) e presidente da Federação de Aveiro do PS, Pedro Nuno Santos, gritava pela permanência do Primeiro-Ministro (PM) demissionário no poder: José Sócrates.
O secretário-geral dos socialistas viria a perder as eleições a 5 de junho, apenas três dias depois, para Pedro Passos Coelho, mas os elogios ao agora candidato à liderança do PS ainda circulam nas redes sociais. E são currículo para Pedro Nuno Santos.
Em campanha no distrito de Aveiro, Sócrates e Pedro Nuno partilharam o púlpito: primeiro, o ex-ministro, visivelmente mais novo, fez garantir que o líder dos socialistas colocava Portugal à frente de qualquer outra coisa. Já o PM, que se tinha demitido em março desse ano na sequência da crise política que o país vivia, retribuiu o favor: elogiou Pedro Nuno e classificou-o como um dos "melhores quadros políticos do PS".

Numa ronda de saudações e agradecimentos, Sócrates passou por Manuel Pinho, Helena André e terminou com o "Pedro", a quem dirigiu as seguintes palavras: "Quero felicitar o Pedro, um grande político, ex-líder da JS, hoje presidente da Federação e um dos melhores quadros políticos que o PS tem ao nível nacional."
Nas redes sociais, onde estes dois excertos estão a ser partilhados, a troca de elogios é suficiente para "apresentar" o ex-ministro das Infraestruturas e agora candidato à liderança do PS: "Agora que Pedro Nuno Santos é oficialmente candidato à liderança do PS, importa conhecer quem ele é verdadeiramente."
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
