Tem circulado nas redes sociais uma publicação onde se diz que existe nos pneus informação acerca da velocidade máxima que suportam, indicada através de uma única letra. De acordo com a suposta escala indicada, o M, por exemplo, corresponde a uma velocidade máxima de 130 quilómetros por hora. Já um V corresponde a 210 quilómetros por hora.
“Sabias que muitos rebentamentos de pneus acontecem por excesso de velocidade? Cada pneu tem um limite de velocidade específico, indicado por uma letra na sua lateral”, começa por dizer uma das publicações virais no Facebook. “O que significa a letra L no teu pneu? Limita a velocidade a 120 km/h. Superar este limite pode provocar um rebentamento e por em risco a tua segurança e a dos demais”, alerta-se. Mas será verdade?
Sim. Tal como o Polígrafo verificou em abril do ano passado, de acordo com o Regulamento n.º30 da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (EUNECE), que estabelece “disposições uniformes relativas à homologação dos pneus para veículos a motor e seus reboques”, estas letras representam a categoria de velocidade, ou seja, a “velocidade máxima que o pneu pode suportar”.
Na maioria dos casos, os códigos indicados na publicação correspondem às velocidades que se encontram numa tabela do documento. Mas há uma exceção: no post, escreve-se que a letra V simboliza uma velocidade máxima de 210 km/h, enquanto que o H, 240 km/h. No regulamento, as velocidades estão invertidas. Para o V são 240 km/h, para o H, 210 km/h.
As letras ZR podem ser colocados “em pneus de estrutura radial adequados para velocidades superiores a 240 km/h, mas não excedendo 300 km/h (pneus marcados com os símbolos de velocidade ´W´ ou ´Y´ na descrição de serviço” substituíndo a letra R “colocada antes do código de diâmetro da jante”.
Apesar de a publicação conter uma pequena incorreção, a informação que divulga é verdadeira. A última letra inscrita no pneu corresponde de facto à velocidade máxima que o pneu suporta.
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Avaliação do Polígrafo: