"O organismo que tutela o futebol europeu vai sugerir às federações que indique as equipas para inscrição nas provas europeias de acordo com a classificação final da época passada", destaca-se no subtítulo da suposta notícia.

Este tweet foi denunciado como sendo fake news. Confirma-se?

De facto, o suposto artigo do "Diário de Notícias" não existe. Pelo menos com os supracitados título e subtítulo.

A notícia mais aproximada que encontramos foi publicada no dia 16 de março de 2020, apresentando o seguinte título: "UEFA sugere declarar campeões os primeiros classificados dos campeonatos". No respetivo subtítulo indica-se que "o organismo que tutela o futebol europeu vai sugerir às federações que se siga o exemplo do Partizan Belgrado em 1999, quando se iniciou a Guerra dos Balcãs".

"A UEFA prepara-se esta terça-feira, na reunião com as suas 55 federações filiadas, para uniformizar os critérios para definir quem são os campeões de cada uma das ligas, bem como as equipas que sobem e descem de divisão, no caso de os campeonatos nacionais não serem retomados. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal espanhol 'AS', garantindo que o objetivo daquele organismo é assegurar 'a justiça e méritos iguais' no acesso à Liga dos Campeões e Liga Europa do próximo ano. Nesse sentido, a UEFA defende que devem ser declarados campeões os líderes de cada uma das ligas no momento da suspensão definitiva das competições. Uma posição que tem por base aquilo que aconteceu em 1999, quando o Partizan Belgrado foi declarado campeão no momento em que se iniciou a Guerra dos Balcãs, quando ainda faltavam dez jornadas para a acabar o campeonato da Jugoslávia", informa-se no artigo, em flagrante contradição com a notícia falsa do tweet sob análise.

De acordo com a classificação final da primeira liga portuguesa na temporada de 2018/19, o Sport Lisboa e Benfica ficaria no primeiro lugar, com o estatuto de campeão e subsequente acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada de 2020/21. De acordo com a classificação da primeira liga portuguesa no momento da suspensão da competição em 2020, o Futebol Clube do Porto ficaria no primeiro lugar, com o estatuto de campeão e subsequente acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada de 2020/21. É isso que está em causa.

_______________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network