No domingo, dia 26 de janeiro de 2020, o ex-basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, uma lenda do franchise Los Angeles Lakers da NBA (a liga profissional de basquetebol dos EUA), viajava num helicóptero que se despenhou em Calabasas, Califórnia. Tanto Kobe Bryant como a sua filha Gianna e outras seis pessoas morreram no desastre.

O acontecimento chocante gerou uma série de conteúdos falsos ou enganadores nas redes sociais, com destaque para um vídeo que supostamente teria registado os instantes de descontrolo e queda do helicóptero. Entretanto surgiu também a imagem de um tweet, datado de 13 de novembro de 2012, com a seguinte mensagem: "Kobe [Bryant] vai acabar por morrer num desastre de helicóptero".

Esse tweet é verdadeiro ou falso?

De facto, o tweet existe mesmo, permanecendo publicado no perfil de ".Noso" com a referida data de 13 de novembro de 2012.

A Snopes, plataforma norte-americana de fact-checking, após ter recebido muitos pedidos de verificação, confirmou que a publicação em causa é verdadeira.

A publicação em 2012 tinha um determinado contexto. A Snopes recorda que na altura era do conhecimento público que Kobe Bryant viajava regularmente de helicóptero.

E nos dias 12 e 13 de novembro de 2012, na véspera da publicação do tweet agora tornado famoso à escala global, a revista "Sports Illustrated" e o jornal "USA Today" publicaram artigos sobre o facto de Kobe Bryant ter ajudado o seu colega de equipa nos Los Angeles Lakers, Steve Blake, transportando-o para o hospital no seu helicóptero privado. Daí talvez a inspiração do tweet a agourar um desastre que acabou mesmo por acontecer, cerca de oito anos mais tarde.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network