A imagem causa espanto: um tubarão a nadar numa auto-estrada inundada de água, mesmo ao lado de um veículo automóvel. “Acredite ou não, isto é um tubarão numa auto-estrada em Houston, Texas”, pode ler-se no tweet em causa. Esta imagem já se tornou viral por diversas vezes, mas será que é verdadeira?

Trata-se de uma montagem: o tubarão que supostamente está a nadar numa auto-estrada inundada foi replicado a partir de uma fotografia publicada pela revista "Africa Geographic", na edição de setembro de 2005. Segundo a descrição da fotografia, trata-se de “um grande tubarão-branco de quatro metros” de comprimento.

Com base nesta informação encontra-se uma nova incongruência na imagem: o tamanho do tubarão é desproporcional ao do veículo a partir do qual teria sido captada a fotografia. Existem tubarões de todos os tamanhos, desde os seis centímetros aos 18 metros. No entanto, o grande tubarão-branco tem entre 4,6 e 6,1 metros de comprimento, podendo pesar mais de 2,5 toneladas. O comprimento médio de um veículo ligeiro oscila entre os 3,2 metros (mini-carros) e aos 5,6 metros (veículos de todo-o-terreno). 

Além de Houston - em que a imagem foi associada às fortes chuvas de 2015 e à passagem da tempestade tropical Harvey em 2017 -, esta imagem foi também ligada a outras cidades norte-americanas, geralmente após ocorrerem eventos meteorológicos extremos. Segundo a plataforma de fact-checking "Snopes", em 2016, a imagem foi identificada como sendo em Daytona Beach (Florida), após a passagem do furacão Matthew. A imagem falsa começou a ser partilhada em 2011, com associação ao furacão Irene que atingiu Porto Rico.

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em língua inglesa) dos EUA não tem qualquer referência ao perigo de tubarões em inundações relacionadas com a passagem de furacões ou outras tempestades. O CDC aconselha a evitar entrar na água, mas, caso seja mesmo necessário, deverá “utilizar um colete salva-vidas, especialmente se o nível de água estiver a subir”. É ainda desaconselhado conduzir em zonas inundadas, uma vez que “os carros ou outros veículos não protegem das inundações”.

Conclusão: a imagem que mostra um tubarão a nadar numa auto-estrada inundada, ao lado de um veículo, é falsa. Trata-se de uma montagem. A imagem original foi publicada em 2005, na revista "Africa Geographic".

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network