Um utilizador do X/Twitter publicou uma captura de ecrã que mostra um alegado “post” da autoria de Trump, na sua página na rede social Truth Social, com o mapa da Finlândia. Na partilha desta alegada publicação de Donald Trump, feita a 12 de janeiro, o utilizador escreve: “Porque é que ele publicou isto?”. A alegação foi publicada na sequência das declarações polémicas de Trump relacionadas com o Canadá, a Gronelândia e o Canal do Panamá, após ser eleito 47º presidente dos EUA.
Embora a estética da captura de ecrã do alegado “post” de Trump queira parecer real, através da pesquisa da palavra “Finlândia”, em inglês, na sua página oficial, não é possível encontrar qualquer resultado. Segundo o site de fact -hecking Leadstories, o suposto mapa da Finlândia, referido na publicação em causa, tem circulado na Internet pelo menos desde 18 de julho de 2019.
Além disso, o mapa não representa com precisão as fronteiras da Finlândia nos dias de hoje. Ainda segundo este site, após uma análise na plataforma de deteção de conteúdo falso TrueMedia.org, a que se submeteu a captura de ecrã, concluiu-se que a imagem poderia ter indícios de Inteligência Artificial generativa. Posto isto, tudo leva a crer que a imagem foi manipulada e que Trump não partilhou o mapa da Finlândia.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: