O hino nacional do Brasil entoado na Times Square, a avenida mais famosa de Nova Iorque, a partir de uma locomotiva alegórica decorada com as bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA). É esse o cenário retratado no vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais - sobretudo no Facebook e WhatsApp -, como demonstração das boas relações entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro.

De acordo com as descrições de muitas publicações do vídeo (importa ressalvar que não são todas coincidentes), terá sido uma iniciativa de Trump, precisamente para assinalar as boas relações que mantém com Bolsonaro. E aponta-se para uma data específica: 7 de setembro, dia em que se celebra a Independência do Brasil.

"Hino nacional brasileiro tocado na Times Square em Nova Iorque. Hoje. 7 de setembro. Homenagem dos EUA ao Brasil", pode ler-se na legenda de uma dessas partilhas do vídeo em causa. Noutras publicações garante-se que foi Trump quem "mandou pessoalmente tocar o hino do Brasil em plena Times Square", ou destaca-se que "só Bolsonaro conseguiu esta proeza".

O vídeo é real ou trata-se de uma montagem? E foi Trump quem mandou tocar o hino brasileiro na Times Square para assinalar boas relações com Bolsonaro?

Confirma-se que o vídeo é autêntico, mas não foi gravado no dia 7 de setembro, nem retrata uma iniciativa do presidente Trump.

O desfile alegórico - com a participação da locomotiva Locopéia – foi realizado no dia 31 de agosto de 2019, no âmbito das comemorações do "Brazilian Day" ("Dia Brasileiro", em português). Este evento realiza-se desde 1984 e possibilita às comunidades brasileiras a viver nos EUA celebrar a independência do seu país de origem. É organizado anualmente pelo jornal "The Brasilians" e pela organização Brazilian-American Cultural Center (BACC), não tendo qualquer relação formal com a Presidência dos EUA.

"O festival começou com um pequeno grupo de brasileiros que queriam celebrar o dia da independência. Desde então, tornou-se tradicional em Nova Iorque, e é hoje considerado o maior evento étnico de Manhattan, atraindo um público multicultural representando as várias camadas sócio-económicas e culturais de todas as partes dos Estados Unidos”, destaca-se na página oficial do evento.

Este ano realizou-se a 35ª edição e os festejos contaram com a participação da Locopéia, uma locomotiva da Planetapéia que é conhecida por animar os desfiles da Oktoberfest de Blumenau, no Brasil. De acordo com um artigo da plataforma brasileira "Aos Fatos", especializada em fact-checking, a Planetapéia confirmou que o vídeo em que surge a locomotiva foi gravado no dia 31 de agosto, durante o já referido desfile.

Concluindo: o hino do Brasil foi mesmo entoado em Nova Iorque, mas não no dia 7 de setembro e não por iniciativa de Trump para assinalar a sua boa relação com Bolsonaro, como está a ser veiculado através de múltiplas partilhas do vídeo nas redes sociais. Na verdade foi gravado a 31 de agosto, durante as celebrações do Brazilian Day, um evento que é organizado pela comunidade brasileira residente nos EUA e não pelo presidente dos EUA.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network