“[Elon] Musk tem problemas com a diversidade”, lê-se numa publicação partilhada recentemente no Threads, que exibe uma imagem do fundador da Tesla e da SpaceX usando um boné com uma mensagem, no mínimo, polémica: “Tornem o Apartheid grande de novo.”
O empresário, que nasceu na África do Sul, terá feito assim alusão a um período marcadamente tenso vivido pelo seu país de origem no século XX, sustentado nas ideias de separação racial e num sistema que privilegiava os indivíduos brancos. Mas será que, de facto, Elon Musk foi fotografado a usar este chapéu?
Não. É que esta mesma imagem do empresário foi captada pelo fotógrafo Mark Ralston para a AFP, embora apresente uma diferença bem evidente: o boné preto usado por Musk não apresenta, na verdade, qualquer mensagem – muito menos uma alusiva ao Apartheid.
De acordo com a legenda que acompanha a fotografia, Elon Musk encontrava-se, no momento aqui eternizado em imagem, a responder a perguntas no decurso da “competição SpaceX Hyperloop Pod 2019 na sede da SpaceX em Los Angeles, a 21 de julho de 2019”. No âmbito da mesma, “21 equipas de todo o mundo competiram no evento em que as suas cápsulas correm na pista de teste Hyperloop de 1,25 quilómetros”.
Em causa está, portanto, uma imagem que foi manipulada, com o intuito de sustentar uma tese que não tem qualquer tipo de fundamento.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: