“0,50 euros o quilo do tomate em Espanha, cuja origem é Portugal”, lê-se numa publicação partilhada recentemente na rede social Threads, dando conta do que seria o preço de venda de uma qualidade de tomate – o “Tomate Canário” – num supermercado Mercadona localizado no país vizinho.
Fazendo uma comparação com os preços praticados em Portugal, a autora do post questiona: “Quantas vezes já viram o tomate a este preço numa grande superfície?” Dando a entender, portanto, que o valor de venda do mesmo produto seria mais baixo em Espanha.
A denúncia foi enviada ao Polígrafo para verificação, por parte de uma leitora que questionou se “esta publicação no Threads sobre o preço do tomate é verdadeira”. O que está então aqui em causa?
Analisando a imagem que acompanha a alegação, constata-se que o preço de venda do “Tomate Canário”, pelo menos naquele momento e no referido estabelecimento do Mercadona em território espanhol, era de 0,50 euros por quilo.
No entanto, segundo informa um aviso colocado por cima da banca onde o produto estava a ser vendido, tratava-se de uma “baixa de preços” – indicando-se que o preço habitual desta qualidade de tomate seria de 1,75 euros por quilo.
Ora, simulando a compra do produto em território espanhol através da aplicação móvel desta cadeia de supermercados – recorrendo ao código postal 28001, referente a Madrid -, confirma-se, de facto, que 1,75 euros por quilo é mesmo o preço habitual de venda do “Tomate Canário”.
Questionada pelo Polígrafo sobre esta situação, fonte oficial da marca respondeu da seguinte forma: “Dentro das políticas da Mercadona para reduzir o desperdício alimentar, no final do dia, quando há necessidade de escoar stock de um determinado produto, é efetuada uma redução de preço.”
Importa ainda notar que a aplicação móvel do Mercadona não funciona em Portugal, pelo que não é possível determinar, por essa via, o preço do mesmo produto no país. Porém, o Polígrafo visitou esta terça-feira (17 de setembro) a loja do Mercadona no Taguspark, no município de Oeiras, tendo constatado que o “Tomate Canário” não se encontrava à venda – pelo menos com o mesmo nome.
No entanto, os produtos expostos na secção dos legumes deste estabelecimento permitiram tirar algumas conclusões sobre as diferenças de preço do tomate no Mercadona, entre Portugal e Espanha. Excluindo da equação as diferentes qualidades de “Tomate Cherry“, verifica-se que a grande maioria das restantes tipologias (“Tomate Cacho”, “Tomate Salada” e “Tomate Chucha”) apresenta um preço que ronda os dois euros por quilo – entre os 1,95 e os 2,19 euros por quilo, mais concretamente.
Todos eles, note-se, com origem em Portugal.
Um valor que supera em apenas algumas dezenas de cêntimos o preço habitual do “Tomate Canário” no Mercadona em Espanha (1,75 euros por quilo) – uma das tipologias mais baratas no país vizinho, com a maioria das restantes a rondar os dois euros por quilo, segundo a informação disponível na aplicação do Mercadona.
Exceção a esta regra, na loja do Taguspark, apenas o “Tomate Coração de Boi”, cujo preço ascende atualmente aos 3,09 euros por quilo.
Considera-se, assim, que a alegação analisada carece de contexto para ser devidamente compreendida. O produto que suscitou a polémica apenas estava a ser vendido por “0,50 euros o quilo” no âmbito de uma redução de preços.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: