O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Thomas Jefferson disse que “quando a injustiça se torna lei, a resistência torna-se um dever”?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
É uma citação largamente difundida nas redes sociais ao longo dos últimos anos, atribuída ao terceiro presidente dos Estados Unidos e o principal autor da Declaração da Independência do país. Mas será verdade que a frase em causa foi proferida por Jefferson? O Polígrafo verifica.

A citação tem sido partilhada nas redes sociais, em vários idiomas, nos últimos anos. Numa pesquisa através do motor de busca Google também se encontram vários memes que destacam a declaração. Quase todos apontam para Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA, como o suposto autor da frase.

Confirma-se?

A plataforma de fact-checking “Check Your Fact verificou a autenticidade da autoria da citação e esclareceu que, apesar de o antigo presidente valorizar a rebelião, nunca proferiu ou escreveu tais palavras.

Em 22 de fevereiro de 1787, numa carta remetida a Abigail Adams, esposa de John Adams (segundo presidente dos EUA), Jefferson escreveu: “O espírito de resistência ao governo é tão valioso em certas ocasiões, que desejo que seja sempre mantido vivo. Frequentemente será exercido de forma errada, mas é melhor assim do que não o ser de todo. Gosto de rebelião de vez em quando. É como uma tempestade na atmosfera.”

A “Thomas Jefferson Foundation“, responsável pela manutenção de “Monticello”, a propriedade do antigo presidente, não conseguiu localizar a citação sob análise no arquivo de Thomas Jefferson.

Barry Popik, etimologista, refere que a expressão “tem sido atribuída a várias figuras conhecidas, como Thomas Jefferson e Nelson Mandela, mas não há evidência de que nenhuma dessas pessoas alguma vez a tenha proferido”.

É uma citação profusamente difundida nas redes sociais ao longo dos últimos anos, atribuída na maior parte dos casos ao 16.º Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Abraham Lincoln. Autêntica ou apócrifa? O Polígrafo responde.

A primeira atribuição da frase a Jefferson data de 2006, mas há registos que mostram que a frase circula há décadas. Barry Popik acredita que a citação foi popularizada por ativistas na Austrália. “A decisão do Supremo Tribunal da Austrália de manter crianças refugiadas presas em centros de detenção deixa claro que a injustiça se tornou lei neste país”, afirmou um membro da Aliança Socialista da Austrália em 1993. “E quando a injustiça se torna lei, a resistência torna-se um dever.”

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque