“Assustada, Delilah Jakupovic deixou a qualificação para o Open da Austrália após uma crise de tosse e angústia.” É assim que os internautas têm descrito um episódio que alegam ter acontecido durante o torneio de ténis que se realiza no Melbourne Park, na Austrália.
Os utilizadores das redes sociais partilharam um vídeo no qual é possível ver a atleta agachada e com dificuldade em respirar, acompanhada de várias pessoas que tentam ajudá-la. As várias publicações que circulam nas redes sociais sobre este assunto atribuem o mal-estar da tenista ao facto de ter sido vacinada. Além disso, vários internautas garantem que outros tenistas se queixaram de dificuldades em respirar durante o torneio.
“O jogador britânico Liam Broady, que perdeu a partida, também disse que estava “com falta de ar”. O australiano Bernard Tomic solicitou uma pausa devido a dificuldades respiratórias. O Open da Austrália está a tornar-se, como o futebol e outros desportos, jogos de alto risco para toda a vida. Algo normal para muitas pessoas que ainda estão a dormir em sono profundo e não veem nada de anormal”, sustentam.
Confirma-se?
Não. O vídeo partilhado nas redes sociais não diz respeito ao Open da Austrália de 2022, que se realiza de 17 a 30 de janeiro de 2022. As imagens foram captadas a 14 de janeiro de 2020 durante a mesma competição, mas o ataque de tosse da atleta nada tem que ver com a Covid-19, mas sim com o fumo intenso que pairava sobre o país por aqueles dias.
À data, a pandemia ainda não tinha sido decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e as dificuldades respiratórias de Delilah Jakupovic deviam-se à má qualidade do ar causada por uma série de incêndios florestais sem precedentes que devastaram a Austrália entre o final de 2019 e o início de 2020.
Após abandonar a competição, a tenista lamentou que os jogadores tivessem sido obrigados a jogar naquelas condições, uma imposição que considerou injusta.
Foi também nessa altura que Liam Broady e Bernard Tomic criticaram a decisão da organização, alegando terem sentido dificuldades em respirar durante o torneio. Isto é, também as declarações destes dois tenistas mencionadas em várias publicações como tendo sido registadas em 2022 foram captadas dois anos antes e nada têm que ver com a Covid-19 ou a vacinação contra esta doença.
___________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é: