O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Tel Aviv reclamou autoria de “pastéis de nata” e chama-lhes uma “sobremesa israelita”?

InternacionalSociedade
O que está em causa?
"O pastel de natal foi-lhes prometido", ironiza-se na caixa de comentários de uma publicação no Reddit que soma já centenas de partilhas. Será que os israelitas reclamam mesmo a autoria do doce português?

“Algo de errado não está certo…”, comenta o autor de “post” viral no Reddit que mostra uma alegada notícia com o título: “Comida Israelita: Pastel de Natal de Tel Aviv.”

“Os israelitas desenvolveram e continuam a desfrutar de uma culinária deliciosa enraizada na singularidade da própria sociedade de Israel. Aprenda a fazer esta clássica sobremesa israelita”, lê-se no primeiro parágrafo do texto, que surge abaixo de uma fotografia de três pastéis de nata, um doce típico… português.

Apesar de ter gerado várias partilhas e comentários, a imagem foi manipulada. O artigo original foi publicado na página “My Jewish Learning” e a imagem original mostra um húmus clássico de grão de bico. Além disso, o artigo descreve que a “cozinha israelita” é o resultado da “interação de muitas forças” e de vários países, já que os judeus “regressaram à sua antiga terra” vindos de “mais de 80 países”, trazendo consigo “os alimentos e receitas que desenvolveram durante suas andanças”.

O “post” divulgado no Reddit é assim manipulado e visa ironizar sobre a forma como Israel considera ser dona da terra prometida (Palestina). Tanto que, na caixa de comentários, lê-se que “o pastel de nata foi-lhes prometido”. Ou ainda: “É verdade, nasceu em Belém!”

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque