O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Taylor Swift e Travis Kelce ameaçam sair dos EUA caso Donald Trump seja reeleito Presidente?

Geração V
O que está em causa?
Nas redes sociais garante-se que a cantora e compositora norte-americana Taylor Swift e o jogador de futebol americano Travis Kelce deixarão de viver nos EUA se Donald Trump voltar a ser eleito para a Casa Branca. Verdade ou mentira?

“Última hora: Taylor Swift e Travis Kelce dizem que vão deixar os Estados Unidos se Donald Trump se tornar Presidente em 2024”, lê-se na descrição de um tweet difundido no dia 17 de julho de 2024. A publicação viral surge acompanhada de uma montagem que coloca uma foto da cantora e uma foto do jogador do Kansas City Chiefs, da NFL, lado a lado.

O autor da publicação apela ainda a que as pessoas expressem a sua opinião perante a alegação, apesar de não mencionar a fonte da alegada notícia.

Mas será mesmo verdade que a Swift e Kelce planeiam deixar os EUA se Trump for reeleito Presidente?

A informação começou a ganhar força após Joe Biden abandonar a corrida eleitoral presidencial nos Estados Unidos, e depois de ser público o apoio de Taylor Swift e do namorado, Travis Kelce, ao Partido Democrata, ao qual Joe Biden pertence.

Porém, a informação difundida na publicação viral não é verdadeira. Embora a cantora tenha falado abertamente sobre o ex-presidente Donald Trump no passado, posicionando-se contra o magnata, não há registo de que tanto Swift como o jogador dos Chiefs tenham referido que deixariam os Estados Unidos caso Trump fosse reeleito.

A página em causa já tinha publicado a mesma alegação no passado dia 11 de fevereiro de 2024 e também já referiu inúmeras vezes o apoio ao Partido Republicano, pelo qual Donald Trump se candidata.

Além disso, nenhum meio de comunicação social noticiou a suposta decisão de Swift e Kelce, o que seria de esperar visto que o assunto menciona duas das figuras públicas mais populares à escala global.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque