O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Taylor Swift e namorado vão “deixar os EUA” se Donald Trump vencer as eleições?

Sociedade
O que está em causa?
O romance entre Taylor Swift e o atleta Travis Kelce tem marcado a atualidade na imprensa cor-de-rosa, mas não só. Na sequência da teoria da conspiração que dá conta de uma alegada “aliança” entre a cantora e o Executivo de Joe Biden no âmbito das eleições de novembro deste ano, nas redes sociais alega-se que o casal não tem planos para permanecer no país caso esse esforço não seja bem-sucedido. Verdade ou mentira?

“Última hora: Taylor Swift e Travis Kelce dizem que vão deixar os Estados Unidos se Donald Trump se tornar presidente em 2024”, lê-se numa publicação partilhada, a 14 de fevereiro, na rede social X/Twitter, que questiona ainda os leitores sobre a sua “reação” no que diz respeito a esta alegada notícia, cuja fonte não é mencionada.

A informação ganha particular ênfase num momento em que quase um em cada cinco norte-americanos acredita que a estrela pop está a cooperar com o atual Governo norte-americano para ajudar Joe Biden a ganhar as eleições presidenciais, agendadas para novembro deste ano, de acordo com uma sondagem divulgada recentemente.

Mas será que existem evidências que comprovem que a cantora e o jogador de futebol americano, seu companheiro, pretendem abandonar o país caso o ex-presidente Donald Trump saia vencedor do referido escrutínio?

Primeiro que tudo, importa notar que não existem quaisquer notícias partilhadas por órgãos de comunicação social credíveis que sustentem que um anúncio dessa natureza tenha sido feito pelo casal até à data. Caso Taylor Swift ou Travis Kelce tivessem feito alguma comunicação nesse sentido, seria de estranhar que a mesma não tivesse sido noticiada, devido à elevada atenção mediática de que têm vindo a ser alvo na sequência da divulgação do seu relacionamento amoroso.

Aliás, a alegação foi já analisada por diferentes plataformas de fact-checking a nível internacional – como a “Snopes” e a “Lead Stories” e –, negando a veracidade da mesma. Isto já depois de o segundo destes meios de comunicação ter verificado uma narrativa semelhante, igualmente infundada, que dava conta de que a apresentadora Ellen DeGeneres e o ator Tom Hanks estariam a planear deixar o país no caso de uma vitória do ex-presidente republicano.

Assim, conclui-se que não existem evidências que comprovem que Taylor Swift e Travis Kelce pretendem abandonar território norte-americano caso Donald Trump vença as eleições presidenciais de novembro.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque