A tabela com os supostos números da taxa de sobrevivência nos referidos países teve origem nos EUA, mas entretanto também já chegou a Portugal e foi denunciada por vários utilizadores do Facebook como sendo falsa ou enganadora.

Numa das publicações em causa, o autor questiona: "Estes números também interessam. Porque foram ignorados pelos media?"

Os números da tabela são falsos. Este conteúdo já foi sinalizado como fake news em artigo de 21 de maio da "Lead Stories", plataforma norte-americana de fact-checking. Apesar dos avisos quanto à falsidade, continua a ser partilhado.

De acordo com a "Lead Stories", no dia 21 de maio registavam-se pelo menos 95 mil casos confirmados de mortes por Covid-19 nos EUA e um total de 1.610.000 casos de infeção. Se a taxa de sobrevivência fosse de 99,983%, como se alega na tabela, teriam morrido apenas 27.370 pessoas.

Entretanto, a 26 de maio, o número de mortes por Covid-19 nos EUA superou a fasquia dos 100 mil, ao passo que se regista agora um total de 1.722.857 casos de infeção.

O mesmo se aplica aos números indicados para os restantes países: segundo os dados oficiais disponíveis, a taxa de sobrevivência à Covid-19 não é superior a 99,9% em nenhum desses países.

Concluímos assim que se trata de uma evidente falsidade que reproduz desinformação.

_________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network