Esta terça-feira, 10 de dezembro, Lula da Silva foi operado de urgência devido a uma hemorragia no cérebro relacionada com uma queda dada em outubro deste ano. Pouco depois de ser noticiada a cirurgia do Presidente do Brasil e de ser conhecida a sua aparente boa recuperação, começou a circular pelas redes sociais o que parece ser uma fotografia de Lula com a cabeça envolvida em ligaduras.
Em algumas das publicações nas quais a suposta fotografia tem sido divulgada, diz-se que esta terá sido tirada e divulgada por Janja Lula da Silva, mulher do Presidente brasileiro. “URGENTE ! Janja tira foto de Lula para mostrar que ele está vivo?”, questiona-se num dos posts. Será verdade?
Não. De acordo com a plataforma de detecção de deepfakes “True Media” , a suposta fotografia de Lula da Silva que tem circulado nas redes sociais mostra “evidências substanciais de manipulação”, o que revela indícios de que a imagem terá sido gerada por inteligência artificial (IA).
Apesar da alegação de que se trata de uma fotografia divulgada por Janja Lula da Silva, não é possível encontrar a fotografia em nenhuma das redes sociais da primeira-dama. Desde que Lula foi submetido à cirurgia, Janja publicou no seu Instagram apenas duas fotografias. Ambas mostram o casal e foram tiradas antes da cirurgia.
De acordo com a página de notícias G1, da Globo, a Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República garantiu que não foram tiradas fotos de Lula da Silva no hospital, o que confirma que a imagem não se pode tratar de uma fotografia real.
Assim sendo, é seguro concluir que a alegada fotografia em causa se trata de uma imagem gerada por IA e não de uma verdadeira fotografia de Lula da Silva no hospital.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: