"Você tem mais de 18 anos?"

"Com que frequência você compra no Lidl?"

"Como é que você avalia o atendimento ao cliente do Lidl?"

"O que poderia ser melhorado no Lidl?"

Estas são as quatro perguntas do questionário online, com respostas múltiplas, para "ganhar um cartão de oferta grátis no valor de 500 euros".

Independentemente das respostas, depois o participante tem sempre acesso a uma espécie de "roda da sorte" que, invariavelmente, pode girar sempre uma segunda vez que acaba por acertar sempre na oferta do cartão de 500 euros.

É nessa altura que a burla se torna mais evidente, na medida em que é pedido ao vencedor o respetivo "número de telemóvel" e outros dados pessoais, de forma a "receber o seu prémio nas próximas 48 horas!"

Escusado será avisar para não fornecer nenhum dado nesta página, nem sequer participar no questionário online em causa que está a espalhar-se pelas redes sociais, enganando as pessoas que caem na armadilha.

Não é a primeira vez que o nome e o logótipo dos supermercados Lidl são utilizados em campanhas online fraudulentas. Na página oficial da empresa está publicado um alerta sobre essas burlas recorrentes, cuja mensagem passamos a transcrever:

"Estimados clientes, identificámos a divulgação de campanhas falsas em nome do Lidl Portugal em websites e em algumas redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram), como o caso de um concurso para ganhar 'cartões presente no valor de 250€ na comemoração do 16º aniversário Lidl' através de uma inscrição com fornecimento de dados pessoais em websites fraudulentos.

Alertamos os nossos clientes para esta questão e informamos que todas as campanhas e promoções são divulgadas através dos canais oficiais da marca Lidl Portugal, nomeadamente o nosso site (www.lidl.pt) e/ou nas páginas oficiais de Facebook (www.facebook.com/lidlportugal) e Instagram Lidl Portugal (www.instagram.com/lidlportugal).

Pedimos um especial cuidado na divulgação dos seus dados pessoais em páginas que não são as oficiais.

Em caso de dúvida contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através do número 800 025 025."

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network