O primeiro jornal português
de Fact-Checking

WHATSAPP-CHECK: Sousa Tavares erra na TVI. Honduras não é o país com maior taxa de homicídios no mundo

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O comentador da TVI afirmou que as Honduras registam a maior taxa de homicídios mundial. Na verdade, ocupam o quarto posto, a seguir a El Salvador, Jamaica e Venezuela.

Comentando no Jornal das Oito a enorme caravana de migrantes que neste momento se desloca das Honduras para os Estados Unidos, Miguel Sousa Tavares – que também é editor do Jornal – afirmou o que se segue: “As Honduras são um país falhado, controlado por gangues que se dedicam ao proxenetismo, ao tráfico de droga e à violência. As Hunduras são o país com maior taxa de homicídios do mundo.” O comentador usou este argumento para justificar o abandono do país de entre 7 a 11 mil migrantes, “gente desesperada” para encontrar condições mínimas de sobrevivência.

Ao dizer que as Honduras são o país com maior taxa de homicídios do mundo, Miguel Sousa Tavares cometeu um erro factual. Na verdade, esse posto pertence, de acordo com os últimos dados disponíveis, a El Salvador, que no final de 2017 tinha uma taxa de 60,1 mortos por 100 mil habitantes (ao todo, registaram-se 3.954 homicídios). Logo a seguir na lista surge a Jamaica, com 56 mortos por 100 mil habitantes e uma contagem global de 1616 vítimas em 2017. O terceiro posto é ocupado pela Venezuela, que regista 51 homicídios por 100 mil habitantes e um acumulado de 16.046 mortes em 2017. As Honduras surgem apenas em quarto lugar, com 43,6 mortos por 100 mil habitantes e um acumulado de 3866 em 2017.

Sousa Tavares

Os dados podem ser consultados no Homicide Monitor, onde se encontra o banco de dados sobre homicídios mais completo do mundo. Compila estatísticas  sobre 220 países, em articulação estreita com o United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC). A plataforma também desagrega os dados por número absoluto de homicídios por país, taxa de homicídios por 100.000 pessoas, género e idade das vítimas e tipos de armas utilizadas.

Outras informações disponibilizadas no Homicide Monitor:

  • Pelo menos 437.000 pessoas morrem de forma violenta no mundo anualmente – uma média global de 6,2 assassinatos por 100.000 habitantes.
  • Cerca de 74% das vítimas de homicídio em todo o mundo são homens. A proporção sobe para 81% na América Latina e no Caribe.
  • Pelo menos 35% de todos os homicídios são cometidos com armas de fogo. Na América Latina e no Caribe, a percentagem sobe para 63%.
  • Existem 36 países no mundo com taxas de homicídios abaixo de 1 por 100.000. Vinte estão na Europa, 11 na Ásia, 3 na Oceania e 2 na África.
  • Os países com as menores taxas de homicídios do mundo são Andorra, Mónaco e a Grécia.
  • Cerca de 33% dos homicídios mundiais acontecem na América Latina e no Caribe, onde existe apenas 8% da população global.
  • O país latino-americano com a menor taxa de homicídios é o Chile, com 2,7 homicídios por 100.000 habitantes em 2016.

Consultados os dados, afirmar que as Honduras são o país com a maior taxa de homicídios do mundo é…

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes