O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Sónia Tavares e Bárbara Guimarães foram “expulsas” da tenda VIP do Rock in Rio por terem comido durante o trabalho?

Sociedade
O que está em causa?
A denúncia partiu da cantora Sónia Tavares, da banda The Gift, que revelou no Instagram que terá sido expulsa da tenda VIP do festival por ter consumido alimentos que, alegadamente, apenas estavam disponíveis para os detentores de bilhetes VIP. O mesmo terá acontecido com a apresentadora Bárbara Guimarães. O Polígrafo esclarece o que está em causa.

Foi através de um vídeo partilhado no domingo, 16 de junho, na rede social Instagram que a cantora Sónia Tavares, da banda The Gift, revelou uma situação caricata de que foi alvo quando estava a trabalhar, a convite da SIC, nesta edição do Rock in Rio Lisboa.

Tudo aconteceu, segundo relatou, na área VIP do festival. “Fui comer um bocadinho de salada russa e beber a minha ‘imperialzinha’ e pedi ao segurança que me deixasse ir fumar lá fora. O senhor disse-me: ‘a menina não pode beber aqui’. E uma rapariga disse-me logo com rudeza: ‘você não pode comer nem beber’”, começou por contar a artista. 

No vídeo, que viralizou nas redes sociais, Sónia Tavares esclareceu que acabou por ser expulsa da área VIP do festival por não cumprir uma regra que estaria em vigor e acerca da qual não teria sido informada. É que, ao que tudo indica, apenas os convidados ou detentores de bilhetes VIP podiam consumir alimentos ou bebidas no local. Não seria esse o caso da cantora, que estava em trabalho e que, portanto, sofreu as consequências dessa sua iniciativa. 

Esta segunda-feira, a apresentadora Bárbara Guimarães fez uma denúncia semelhante: “Fomos trabalhar, comentar e fazer televisão com toda a entrega do mundo. E sim, comemos um bocadinho de salada russa e um croquete cada uma.” Acrescentou que foram agarradas pelo braço e “expulsas da tenda VIP”, tal como tinha informado, anteriormente, Sónia Tavares.

Confirmam-se estas alegações?

Sim. Após ser questionado pelo Polígrafo sobre o tema, a organização do Rock in Rio enviou um comunicado às redações, onde “lamenta a situação ocorrida na noite de 16 de junho na Área VIP do festival, envolvendo as comentadoras da emissão da SIC Caras Sónia Tavares e Bárbara Guimarães, que levou à retirada de ambas daquele espaço”.

Pela mesma via, a organização do evento “lamenta o excesso de rigor e falta de sensibilidade da equipa no momento da abordagem a Sónia Tavares e Bárbara Guimarães, e apresenta um pedido de desculpas pelo desconforto causado às comentadoras da SIC Caras”. Acerca do sucedido, elabora-se ainda, “a equipa de segurança do evento garante que não houve qualquer agressão às apresentadoras durante o ocorrido”.

Sobre os procedimentos em vigor, o mesmo comunicado elabora que, “tendo em conta a dimensão do evento e para manter a boa ordem das suas operações, é regra padrão do festival, que todos os profissionais credenciados e em serviço (cerca de 750 por dia) sigam procedimentos próprios, nomeadamente no que respeita a catering, acessos, entre outros”.

“No caso específico da Área VIP, localizada no interior do recinto, por se tratar de um espaço limitado, a regra partilhada e acordada com todos os parceiros do festival é que os profissionais que ali se encontrem em serviço não terão acesso às mesmas comodidades que o público portador de bilhete pago e convidados deste espaço. Fica desde o início salvaguardado, que cada parceiro tem espaços próprios para gerir as suas equipas”, acrescenta a mesma fonte.

Confirma-se, assim, a narrativa veiculada por Sónia Tavares e Bárbara Guimarães nas redes sociais.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque