O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo viral no TikTok. Sondagem aponta para vitória da AfD nas próximas eleições federais da Alemanha?

Internacional
O que está em causa?
A confirmar-se, o partido de extrema-direita co-liderado por Alice Weidel seria o vencedor com 28% dos votos. Verdadeiro ou falso?

Uma pretensa sondagem difundida por apoiantes do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD, Alternative für Deutschland) tornou-se viral nas redes sociais, com destaque para o TikTok onde já acumula mais de 370 mil visualizações. Terá sido divulgada no dia 16 de dezembro e destaca a AfD na liderança das intenções de voto (28%) para as próximas eleições federais da Alemanha, agendadas para o dia 23 de fevereiro.

O vídeo em causa no TikTok foi publicado por uma conta de apoiantes do AfD, com mais de 20 mil seguidores, e exibe uma imagem de Alice Weidel, co-líder e principal candidata do partido ao cargo de chanceler da Alemanha, em grande destaque sobre os resultados da sondagem.

De acordo com o gráfico apresentado, 28% dos inquiridos votariam no AfD, 25% votariam no Partido Social-Democrata (SPD), 16% na União Democrata-Cristã (CDU) e 14% na aliança de esquerda de Sarah Wagenknecht (BSW). Seria uma vitória inédita do AfD, embora dificilmente resultasse na formação de um Governo viável, tendo em conta a indisponibilidade dos restantes partidos para se coligarem com um partido caracterizado por um discurso/programa nacionalista, racista e xenófobo.

No entanto, o facto é que a sondagem não tem qualquer relação com as próximas eleições federais da Alemanha, nem sequer é atual.

Segundo apurou o “Deutsche Welle”, os números têm origem no Instituto para Novas Respostas Sociais (INSA, Institut für neue soziale Antworte) e correspondem aos resultados de um sondagem referente às eleições estaduais de Brandemburgo, realizadas em setembro de 2024.

A sondagem foi divulgada no dia 17 de setembro de 2024, durante a campanha para as eleições estaduais de Brandemburgo. A imagem exibida no vídeo do TikTok foi retirada de uma publicação na página oficial de Facebook do grupo de media alemão RTL.

Na mais recente sondagem do INSA referente às eleições federais da Alemanha, a CDU lidera as intenções de voto com 31,5%, seguindo-se a AfD com 19,5% e o SPD com 16,5%.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque