Numa publicação partilhada nas redes sociais, estão expostos os alegados resultados de uma sondagem da Aximage que volta a colocar o PS à frente da AD. Segundo os dados apresentados, todos os partidos sobem nas intenções de voto em relação ao último inquérito conduzido pela Aximage, publicado em abril, à exceção do Livre e da CDU.
O PS obtém 31,9% das intenções de voto, um aumento de 1,8 pontos percentuais (p.p) face ao último conduzido pela Aximage. A AD mantém-se em segundo lugar, com 28,1%, uma ligeira subida de 0,9 p.p. O Chega alcança aos 19%, com um crescimento de 0,4 p.p e a Iniciativa Liberal (IL) aos 8%, registando a maior subida de todos os partidos com o incremento de 1,9 p.p.
O Bloco de Esquerda e o PAN sobem, passando a ter 2,5% (+0,2 p.p) e 2,09% (+ 0,29 p.p) de intenções de voto respetivamente. Já o Livre e a CDU descem para os 4% (-0,4 p.p) e para 2,4% (- 0,8%).
Mas estes resultados são mesmo de uma nova sondagem da Aximage?
Não.
Contactada pelo Polígrafo, a empresa respondeu que não tem nenhuma sondagem publicada com estes dados. Na realidade, um dia após este post ser divulgado, foi conhecida uma nova sondagem da Aximage para o “Diário de Notícias”, com resultados distintos.
Neste estudo – que contou com 654 entrevistas realizadas entre 1 e 5 de maio – a AD ultrapassa o PS, conquistando 28,6% das intenções de voto, 0,2 pontos de vantagem para o PS, quando na última sondagem desta agência os socialistas estavam três pontos à frente.
O Chega mantém-se em terceiro lugar com 18,1%, uma descida ligeira em relação à sondagem anterior.
Segue-se o Iniciativa Liberal (7,3%), o Livre (4,1%), o Bloco de Esquerda (3,4%), o PAN ( 2,6%), e a CDU (2,4%). Destes, registam-se descidas do Livre e a CDU, o que por acaso coincide com a sondagem falsa divulgada nas redes sociais.
Apesar de algumas variações, a maioria das sondagens realizadas no âmbito das legislativas de 2025 aponta para uma vitória da coligação PSD-CDS-PP. A Aximage realizou dois inquéritos, em março e abril, nos quais a maioria das intenções de voto ia para o PS. No mais recente, no entanto, a tendência já se alinha com o crescimento da coligação de centro-direita (AD).
Destaque para o alerta da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), ontem, sobre a circulação de falsas sondagens nas redes sociais. O regulador dos media diz ter “identificado a publicação de alegados estudos de opinião eleitorais, nas redes sociais, que não correspondem a sondagens realizadas por empresas credenciadas junto da ERC” e que “estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador”.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: