O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Sondagem atribui quarto lugar ao Volt nas intenções de voto para as eleições legislativas?

Legislativas 2022
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Obrigada portugueses, estamos na 4ª posição", destaca-se numa mensagem partilhada no Facebook. O autor da publicação, Ricardo Vieira Pereira, candidato a deputado pelo Volt, indica que o seu partido obteve 5,9% das intenções de voto numa sondagem recente. A informação é verdadeira?

“Pela primeira vez, as sondagens para estas eleições mostram o PSD à frente, com 34,5% contra 33,5% do PS. Chega fica em 3º (6,5%) e o Partido Volt 5,9% na 4ª posição, logo a seguir BE e IL empatados com 5,7%. Ligeiramente atrás, conseguindo 4,7%, está a CDU. Nas restantes forças políticas, o PAN obtém 1,6%, o Livre 1,2% e o CDS nem sequer a 1% chega, com 0,8%. Obrigada portugueses, estamos na 4ª posição“, destaca-se numa publicação, datada de 23 de janeiro, no Facebook.

O autor do post é Ricardo Vieira Pereira, candidato a deputado pelo círculo eleitoral do distrito do Porto pelo partido Volt, tal como indicado na lista de candidatos às Eleições Legislativas de 2022.

Mas será mesmo verdade que uma sondagem atribui esta percentagem de votos (5,9%) ao partido Volt, colocando-o no quarto lugar da corrida à Assembleia da República?

No post em análise, em formato de imagem, é divulgada uma notícia do jornal “Observador”, intitulada: “Sondagem. Rio ultrapassa Costa pela primeira vez numa sondagem e direita coligada supera esquerda”. Analisámos a notícia utilizada como fonte, que pode consultar aqui.

No dia 22 de janeiro, uma sondagem da Pitagórica publicada pela CNN Portugal revelou que, pela primeira vez, o PSD, com 34,5%, conseguiu ultrapassar o PS, com 33,5% das intenções de voto. De acordo com a tracking poll, o Chega angaria 6,5% dos votos, seguido pelo BE e a IL, ambos os partidos com 5,7%. Ligeiramente atrás, conseguindo 4,7%, está a CDU. Nas restantes forças políticas, o PAN obtém 1,6%, o Livre 1,2% e o CDS-PP 0,8%.

A sondagem revela ainda a percentagem conjunta dos votos em branco e nos restantes partidos, nos quais se inclui o Volt, e que totalizam 5,9%.

Em suma, a informação apresentada na publicação é falsa, a percentagem indicada – 5,9% – refere-se ao conjunto residual de votos nos partidos que não conseguiram obter assento parlamentar nas eleições legislativas de 2019 e dos votos em branco. Nenhuma sondagem para as eleições legislativas de 30 de janeiro atribui esta percentagem, ou um valor idêntico, ao partido Volt.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque