O vídeo entretanto foi apagado, mas surgiu no TikTok logo no primeiro dia da invasão da Ucrânia por forças militares da Rússia e daí saltou para o Facebook, Twitter e outras redes sociais. Mostra soldados durante um salto de paraquedas, alegadamente sobre território ucraniano, a caminho da guerra. O que está a filmar vai gritando para os outros, em língua russa, e solta mesmo uma gargalhada na parte final.

Entre os comentários à publicação original no TikTok salientava-se que estaria "literalmente a filmar uma invasão", em referência à guerra na Ucrânia.

No entanto, analisando o clip mediante ferramentas como a "TinEye" e a "InVID" verificamos que o perfil do TikTok que publicou o vídeo já tinha difundido o mesmo no Instagram, em agosto de 2015 (pode ver aqui).

As imagens são idênticas. Não conseguimos apurar a localização da filmagem, nem confirmar se retrata soldados russos. Mas o vídeo já tinha sido publicado em 2015, pelo que não tem comprovadamente qualquer relação com a presente guerra na Ucrânia.

Da forma como está a ser partilhado nas redes sociais, desde o início da guerra, resulta em desinformação.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.