"Portugal está em 2.º lugar nos 38 países da OCDE em número de médicos por 1.000 habitantes, mas o SNS não funciona". A relação não é diretamente proporcional, um fator que não pesa nesta publicação feita no Facebook a 31 de outubro: será possível que, com a degradação no SNS, Portugal continue a ser um dos países da OCDE com mais médicos por mil habitantes?

OCDE

Segundo o estudo "Health at a Glance 2022" da OCDE (dados de 2020), Portugal mantém a segunda posição no que respeita ao número de médicos praticantes por cada 1.000 habitantes. Com um rácio de 5,5, o país é superado apenas pela Grécia (6,2) e seguido de perto pela Áustria (5,4). Portugal mantém-se ainda acima da média da UE27 que, em 2021, registou um rácio de 4 médicos por mil habitantes.

Ainda assim, notar que a OCDE ressalva que os dados correspondem a todos os médicos com licença de prática, "resultando numa grande sobrestimação do número de médicos praticantes" ou em atividade que, especificamente em Portugal, estima-se que rondem 30% do total.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.