Foi em junho de 2016 que começaram a surgir as novas opções nos terminais de pagamento automáticos (TPA). Muitos consumidores ficaram confusos sobre que opção escolher e, muitas vezes, os retalhistas não souberam explicar aos clientes em que consistiam essas mudanças. Na altura de escolher uma das opções, associava-se "Multibanco" com o pagamento a débito e "Visa" com o pagamento a crédito. É um equívoco que persiste ainda hoje, patente em muitas publicações nas redes sociais.

Em primeiro lugar, é necessário distinguir os diferentes tipos de cartões. Os cartões de débito estão associados a uma conta à ordem e permitem realizar levantamentos e fazer pagamentos de compras, bens e serviços. O valor é automaticamente debitado da conta e, caso não haja fundos, não pode ser utilizado. Já os cartões de crédito permitem realizar essas mesmas operações, mas sempre associadas a um valor limite máximo, previamente acordado entre a instituição bancária e o cliente. O cartão pode ser utilizado mesmo sem liquidez, até ao tal valor máximo estipulado, sendo que a cobrança só é feita na data acordada entre as duas entidades.

O facto é que escolher "Visa" ou "Multibanco" nada tem que ver com a modalidade de pagamento, mas sim com a marca da rede através do qual é realizada operação. Há várias marcas de rede: "Visa", "VisaElectron", "Multibanco", "Mastercard" e "American Express". A alteração nos TPA decorreu de um regulamento europeu que "visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões, através da uniformização dos requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento" e deu a possibilidade aos clientes de escolherem a marca de rede que pretendem utilizar para fazer a compra.

Ou seja, o pagamento que fizer no terminal estará associado à modalidade de cartão utilizado, independentemente da marca de rede que escolher.

A única exceção é se tiver um cartão misto, com as modalidades de débito e crédito. Nesse caso, se o terminal automático aceitar os dois tipos de pagamento, terá de escolher as opções "Multibanco", "VisaElectron" ou "Maestro" para débito e "Visa", "Mastercard" ou "American Express" para crédito.

Em suma, não faz diferença a opção que escolher no terminal automático, a não ser que esteja a utilizar um cartão misto.

.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso