No post em análise é colocada em grande destaque a imagem de Didier Deschamps, selecionador que comandou a equipa de França no Mundial de Futebol do Qatar. Na legenda da publicação, que conta com mais de oito mil partilhas, são citadas várias alegações atribuídas ao técnico, todas com a intenção de enaltecer Cristiano Ronaldo e de menosprezar Leonel Messi.

"Que Cristiano já não esteja no Mundial e Messi sim, não significa que Messi seja melhor que Cristiano. Muitas pessoas já se esqueceram que, antes de Cristiano, Portugal não era uma equipa frequente nos mundiais. Antes do Cristiano, Portugal não tinha nem um só título. Cristiano fez a sua Seleção grande", destaca-se na primeira parte do texto viral.

De seguida, a tónica é colocada em Messi e nas diferenças entre os dois jogadores. "A Argentina só tem que disputar o primeiro lugar contra o Brasil. Definitivamente há uma campanha contra Cristiano. Quando (Cristiano Ronaldo) marca um golo de penálti todo mundo o critica. Messi marcou a maioria dos seus golos de penálti, porque em cada jogo tem um a favor, e ninguém diz nada", acrescenta-se no post.

Em primeiro lugar, não é feita qualquer referência à fonte utilizada para citar o selecionador francês. Por outro lado, uma pesquisa em português, francês e inglês pelas alegadas declarações de Deschamps mostra não haver notícias ou outros registos das mesmas.

A publicação em análise data de 17 de dezembro, véspera da final do Mundial 2022 entre França e a Argentina. Nesse dia, o técnico francês falou na conferência de imprensa de antevisão da partida, referiu ter sob controlo um vírus que afetou alguns dos atletas e destacou a capacidade da seleção francesa em adaptar-se a diferentes cenários e adversários.

Deschamps fez uma referência ao jogador argentino, mas em nada semelhante à citada no texto viral. "Messi é um grande jogador, todos sabemos o que representa para a história deste desporto, mas num França-Argentina existem mais jogadores e nós queremos escrever a nossa própria história", defendeu.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network