"Este novo avião da TAP que foi levar a seleção de todos nós ao Qatar é qualquer coisa. Só é pena ser, na verdade, da Air X com sede em Malta e a nossa 'companhia de bandeira' servir apenas para nos extorquir… Seja a viajar, seja a não viajar, pagamos sempre", destaca-se numa publicação no Facebook, datada de 19 de novembro. A imagem divulgada mostra um avião numa pista de aterragem.

De facto, a seleção nacional portuguesa seguiu viagem rumo ao Qatar na passada sexta-feira, dia 18 de novembro. Tal como foi noticiado pelo "Jornal de Notícias", a equipa de futebol foi transportada num avião do modelo Airbus A340-300, da companhia "Air x Charter" sediada em Malta, modificado para proporcionar um maior conforto aos passageiros.

Ou seja, tanto o modelo da aeronave que surge na fotografia do post como o nome da empresa de aviação contratada são informações corretas.

"Com uma capacidade máxima de 100 assentos reclináveis, espaço extra para as pernas, enorme capacidade de carga e um alcance global para transportar grupos grandes, também possui casas-de-banho totalmente fechadas na frente, no meio e na parte traseira do avião", descreve-se no artigo.

O Polígrafo contactou a TAP Air Portugal, uma vez que é mencionada nesta publicação, ainda que em tom de crítica e ironia por não ter realizado o transporte em causa.

Fonte oficial da empresa confirma que o avião em causa não é sua propriedade. Informa ainda que respondeu à consulta de mercado para transportar a seleção e garantiu que teria "muito gosto" em tê-lo feito. Mas esclarece que a seleção nacional "optou por um avião de configuração total de classe executiva (100 lugares em executiva) de que a TAP não dispõe".

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network