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Segurança Social envia SMS porque “faltam informações sobre o pedido de subsídio”?

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Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Vários contribuintes têm recebido uma mensagem SMS alegando que "faltam informações sobre o seu pedido de subsídio". A acompanhar a mensagem vem uma hiperligação que redireciona para uma página igual à "Segurança Social Direta", solicitando o preenchimento de dados pessoais. Será verdade?

A SMS tem chegado ao telemóvel de vários contribuintes: “Faltam informações sobre o seu pedido de subsídio, por favor reative a sua conta para assegurar uma renovação adequada utilizando [link]”.

Ao seguir a ligação que surge no final da mensagem, o utilizador depara-se com uma página em igual à plataforma da Segurança Social Direta, onde é solicitado um conjunto de dados pessoais. No final, é ainda solicitado o número de cartão de crédito para proceder ao pagamento de uma taxa no valor de dois euros.

Se recebeu uma mensagem semelhante a esta, não carregue no link e não introduza os seus dados. Trata-se de uma mensagem fraudulenta, que tem como objetivo recolher informações confidenciais dos utilizadores, podendo estas ser utilizadas posteriormente para burlas ou outras atividades criminosas.

"Estimado cliente, iremos realizar no dia de hoje a suspensão da sua eletricidade. Pague no Multibanco o valor em atraso para evitar a suspensão do seu serviço", lê-se na mensagem de telemóvel (SMS) enviada em nome da EDP, instando a fazer pagamento à "Entidade 12167". Trata-se de uma burla, pois a mensagem não tem origem na EDP. Cuidado para não ser enganado com este esquema.

Ao Polígrafo, a Segurança Social confirma que foram “envidas mensagens SMS fraudulentas em nome” da entidade e alerta que “nunca envia links através de mensagens por SMS nem pede dados bancários”. No site da Segurança Social há também um alerta.

“A mensagem fraudulenta que foi remetida, acompanhada de um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direita, indica que o cidadão tem subsídios por receber por parte da Segurança Social e pede o preenchimento de dados do cartão bancário.”

O remetente - "sibs@mbway.pt" - faz-se passar pela SIBS, empresa gestora da rede Multibanco. Exibe o logótipo da aplicação MBWay e anuncia uma parceria com a Polícia Judiciária "em resposta a ataques a sistemas bancários" que implica atualizar as medidas de segurança do seu cartão Multibanco. Não clique no botão "Atualizar Agora", é um esquema de fraude ou burla. "Denuncie o remetente e apague", recomenda a PSP.

A Segurança Social alerta ainda que esta mensagem faz parte de uma “ação de phishing que poderia ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro ao cidadão, usando a identidade da Segurança Social para o efeito”.

O Polígrafo contactou a PSP, que confirma receber “com frequência” denúncias e relatos de casos semelhantes, em que o burlão se faz passar por “diversas entidades da administração central e descentralizada, não necessariamente associados em exclusivo à Segurança Social”.

As autoridades sublinham que o risco associado a este tipo de mensagens ou emails decorre da “subtração de valores monetários através da utilização dos dados dos cartões bancários na aquisição de produtos e/ou serviços”.

“A PSP aconselha as pessoas a denunciarem sempre situações como a relatada, pois só a denúncia permite às autoridades policiais e judiciais ter conhecimento destes factos e investigá-los.”

Dados recolhidos por Centro Nacional de Cibersegurança avançam que os ataques à base de phishing/smishing representam 40% dos incidentes registados pelo CERT.PT no ano passado.

“O número de denúncias ao Gabinete de Cibercrime da PGR [Procuradoria-Geral da República] continua a aumentar com uma subida para mais do dobro em 2021”, pode ainda ler-se no relatório “Cibersegurança em Portugal”.

_________________________

Avaliação do Polígrafo:

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