O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Segurança Social anunciou apoio de 2.000 euros do Governo português no TikTok?

Sociedade
O que está em causa?
Uma página no TikTok convida, supostamente em nome da Segurança Social, os utilizadores a reclamarem um apoio de 2.000 euros oferecido pelo Governo português. Mas será que o apoio é verdadeiro e foi mesmo anunciado pela Segurança Social?

Tem circulado no TikTok um suposto anúncio da Segurança Social que convida os utilizadores a fazer uma “verificação” para poder receber uma “assistência em dinheiro no valor de 2.000 euros”.

De acordo com a publicação, trata-se de uma “ajuda do Governo de Portugal”. “Verifique já! Cada residente pode reclamar 2.000 euros de ajudas do Governo português”, lê-se no post.

Na caixa de comentários, há utilizadores que confessam ceticismo em relação ao apoio: “Isso não deve ser bem assim.” E têm razão. Não é, de facto, bem assim.

Em primeiro lugar, já em fevereiro deste ano, fonte oficial do Instituto da Segurança Social (ISS) confirmou ao Polígrafo que o instituto não tem perfil no TikTok. “O Instituto da Segurança Social tem perfil nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e X”, esclareceu a fonte.

Em segundo, o link disponibilizado na página que publicou o falso anúncio – “ajudaimediata.website-official-pt.xyz” em nada está relacionado com o site oficial da Segurança Social, que é “seg-social.pt”

Em terceiro, não foi anunciado nenhum apoio de 2.000 do Governo português a todos os residentes. Na página oficial de Instagram, o ISS já publicou, várias vezes, avisos acerca de posts fraudulentos. Este é só mais um.

“O Instituto da Segurança Social detetou recentemente a existência de contas falsas nas redes sociais que usam indevidamente o nome e a imagem da Segurança Social para oferecer dinheiro e benefícios falsos.” Garante ainda que “a Segurança Social NÃO pede dados pessoais nem oferece dinheiro através das redes sociais”.

Em fevereiro, o Polígrafo já tinha identificado um outro post no TikTok que prometia um “fundo de assistência social” de 500 euros. Também este era falso e em nada relacionado com a Segurança Social.

Confirma-se que é falso que a Segurança Social tenha anunciado um apoio de 2.000 euros do Governo português no TikTok. Trata-se de uma burla.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque