O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Secretário do Comércio dos EUA disse que coronavírus vai “acelerar retorno de empregos” à América do Norte?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Por entre a torrente de desinformação e "fake news" nas redes sociais em torno da epidemia do coronavírus com origem na China também se encontram conteúdos que, apesar de parecerem inverosímeis, são mesmo verdadeiros. É o caso de uma imagem com um citação do Secretário do Comércio dos EUA, Wilbur Ross, que foi denunciada como sendo falsa por vários utilizadores do Facebook.

A publicação em causa, denunciada por utilizadores do Facebook, consiste numa imagem do atual Secretário do Comércio dos Estados Unidos da América (EUA), Wilbur Ross, associada ao título de uma notícia em língua inglesa que passamos a traduzir: “Coronavírus vai ‘ajudar a acelerar o retorno de empregos à América do Norte‘, diz o Secretário do Comércio Wilbur Ross”.

Segue-se ainda a indicação de que “numa entrevista à Fox News, o Secretário do Comércio disse que a propagação do vírus mortal vai ajudar a recuperar empregos para os EUA e o México”.

Apesar das denúncias de falsidade nas redes sociais, esta informação é verdadeira. Wilbur Ross concedeu uma entrevista à Fox News, no dia 30 de janeiro, e proferiu mesmo as supracitadas declarações.

 

De resto, vários órgãos de comunicação social credíveis noticiaram essas declarações do Secretário do Comércio dos EUA, desde os jornais norte-americanos “The Wall Street Journal” e “The New York Times“, até às estações de televisão CNN e NBC News.

Neste caso não há dúvida de que estamos perante uma notícia verdadeira.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque