A publicação em causa, denunciada por utilizadores do Facebook, consiste numa imagem do atual Secretário do Comércio dos Estados Unidos da América (EUA), Wilbur Ross, associada ao título de uma notícia em língua inglesa que passamos a traduzir: "Coronavírus vai 'ajudar a acelerar o retorno de empregos à América do Norte', diz o Secretário do Comércio Wilbur Ross".

Segue-se ainda a indicação de que "numa entrevista à Fox News, o Secretário do Comércio disse que a propagação do vírus mortal vai ajudar a recuperar empregos para os EUA e o México".

Apesar das denúncias de falsidade nas redes sociais, esta informação é verdadeira. Wilbur Ross concedeu uma entrevista à Fox News, no dia 30 de janeiro, e proferiu mesmo as supracitadas declarações.

De resto, vários órgãos de comunicação social credíveis noticiaram essas declarações do Secretário do Comércio dos EUA, desde os jornais norte-americanos "The Wall Street Journal" e "The New York Times", até às estações de televisão CNN e NBC News.

Neste caso não há dúvida de que estamos perante uma notícia verdadeira.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network