"A sofreguidão autárquica tolda tanta gente que até o secretário de Estado do Desporto inaugura vedações. Está desfeito o mistério a respeito da sua utilidade", escreveu Cristóvão Norte, deputado do PSD pelo círculo eleitoral de Faro, em tweet publicado no dia 27 de maio que mostra a placa na vedação do Estádio Capitão Josino da Costa, em Lagoa, Algarve.

"Vedação Estádio Capitão Jusino da Costa. PRID - Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas. Inauguração a 26 de maio de 2021. Dr. Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa. Dr. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto", lê-se na placa instalada na grade em malha de arame.

Confirma-se que o secretário de Estado do Desporto inaugurou a vedação de um campo de futebol no Algarve?

Sim. De facto, João Paulo Rebelo deslocou-se até ao Algarve esta semana para inaugurar várias intervenções e infra-estruturas no âmbito do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID).

Neste caso em específico, o Grupo Desportivo de Lagoa recorreu ao PRID 2019, cujas despesas elegíveis abrangiam, entre outras medidas, a "construção ou reparação de vedações", assim como todas as "intervenções diversificadas relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes".

Contactado pelo Polígrafo, Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa (e recandidato ao cargo pelo PS), ressalva que "esta é uma obra do PRID 2019, que devia ter sido inaugurada em 2020, que está concluída também praticamente desde essa altura, mas que devido à pandemia não foi possível fazer e foi agora, que estamos a desconfinar, que foi feita essa inauguração".

"Desde que estou na Câmara já é a segunda vez, felizmente, que os clubes do concelho se candidatam e são contemplados com esta verba, com este apoio, que é extremamente importante para clubes que vivem com enormes dificuldade poderem recuperar as suas instalações", sublinha.

Por outro lado, Encarnação diz que esteve presente no evento "na condição de convidado", uma vez que representa o concelho enquanto presidente da Câmara Municipal de Lagoa que apoia, através de um contrato-programa, o clube local, atribuindo igualmente "subsídios quando esses são solicitados".

O autarca do PS considera ainda "estranho" que se estabeleça uma relação entre as eleições autárquicas e a inauguração, uma vez que o secretário de Estado do Desporto também inaugurou, no mesmo dia, outras instalações desportivas reabilitadas pelo PRID no distrito de Faro.

Em resposta ao Polígrafo, o Ministério da Educação, no qual está integrada a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, confirma que Rebelo participou, no dia 26 de maio, na cerimónia de abertura da Cimeira INOVE+, aproveitando a oportunidade para visitar infra-estruturas desportivas intervencionadas ao abrigo do PRID.

Nomeadamente o Pavilhão do Ginásio Clube Olhanense, o Ginásio do Mercado do Judo Clube do Algarve, as instalações do Grupo Desportivo de Lagoa e ainda o campo David Mayor Neto do Portimonense Sport Clube.

Conclusão: a imagem é autêntica, confirma-se que o secretário de Estado do Desporto inaugurou a vedação de um campo de futebol do Grupo Desportivo de Lagoa. Mas o deputado do PSD aponta no tweet para a "sofreguidão autárquica", quando no mesmo dia Rebelo também inaugurou os balneários reabilitados do Ginásio do Mercado do Judo Clube do Algarve, em Faro, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, do PSD, aliás com direito a placa de homenagem similar à da grade de Lagoa.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network