O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Sebastião Bugalho: “Só há cinco anos é que o salário mínimo militar foi equiparado ao salário mínimo civil”

União Europeia
O que está em causa?
Segundo Sebastião Bugalho, a dificuldade no recrutamento de militares para as Forças Armadas está fortemente relacionada com a ausências de condições que o Governo socialista criou para esse efeito. Nomeadamente em termos salariais: será, por exemplo, verdade que só em 2019 o salário mínimo militar foi equiparado ao salário mínimo nacional?

Em entrevista à CMTV, na noite de ontem, o candidato da Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 9 de junho criticou a herança do Governo socialista em termos de defesa e acabou por dizer que, querendo cumprir o objetivo de 2% do OE para esse setor, é necessário reforçar o “recrutamento”, já que houve grandes falhas nas últimas legislaturas: “Foi só há cinco anos que o salário mínimo militar foi equiparado ao salário mínimo civil. Isso tem que nos incomodar.” Confirma-se?

Sim. De facto, só em janeiro de 2019 é que os militares – ou aqueles que auferem a remuneração base – foram equiparados ao valor do então salário mínimo nacional (SMN), de 600 euros. Aliás, a remuneração base dos militares contratados para as Forças Armadas passou de 583 euros para 635,07 euros, ou seja, mais 35 euros do que o SMN à data (que só viria a aumentar para os 635 euros em 2020).

Na altura, o ministro da Defesa, João Cravinho, afirmou que a medida visava “atrair mais jovens para as fileiras”, na medida em que “os jovens recrutas passarão a beneficiar daquilo que é uma medida para toda a função pública, de uma remuneração mínima que é acima do Salário Mínimo Nacional”.

Este valor mínimo foi aumentando de ano para ano e está agora nos 821,83 euros (o SMN é de 820 euros), um montante que é auferido apenas pelos soldados recrutas, que não fazem ainda parte de um escalão.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque