“Se os americanos descobrirem o que fizemos, eles irão perseguir-nos e agredir-nos”. Esta frase terá sido dita por George H.W. Bush a uma jornalista nos anos 90. A declaração, que há uns anos já tinha ganhado alguma atenção por parte do público, voltou recentemente a estar sob os holofotes, depois de, no dia 14 de julho, ter sido publicada – e posteriormente toranada viral - uma imagem do antigo presidente norte-americano no Facebook, acompanhada pela alegada frase dita por Bush à jornalista Sarah McClendon em 1992.

Mas será que Bush proferiu mesmo esta declaração?

A plataforma de fact-checking Politifact analisou o tema e concluiu que a alegada declaração terá sido proferida depois de o 41º presidente dos Estados Unidos da América ter decidido absolver seis antigos funcionários do governo de Ronald Reagan que estiveram envolvidos no escândalo Irão-Contras – o caso veio a público em novembro de 1986 e dava conta de que várias figuras centrais da CIA teriam facilitado o tráfico de armas para o Irão em troca da libertação de reféns.

O que leva a crer que Bush tenha dito esta frase relativamente ao caso Irão-Contras é o teor de uma entrevista do tenente-comandante Alexandre Martin à Free America Radio, em 1995. Martin terá revelado que o presidente norte-americano afirmara que se os americanos descobrissem o que tinham feito teriam sido perseguidos, adiantando que a frase tinha sido dita a Sarah McClendon – jornalista que fez a cobertura da Casa Branca durante várias décadas.

bush
No arquivo da jornalista Sarah McClendon não foi encontrada nenhuma evidência de que Bush tenha proferido alguma declaração auto-incriminatória

Mas as provas não corroboram a tese de Martin. Bush sempre negou o seu envolvimento no Irão-Contras. Além disso, se de facto o ex-presidente algum dia tivesse feito uma declaração tão auto-incriminatória à imprensa, esta teria sido a primeira página de todos os órgãos de comunicação social americanos, o que não aconteceu. Além disso, depois de ter sido feita uma análise ao trabalho daquela jornalista em 1992 não foi encontrada nenhuma citação dita por Bush igual ou semelhante à recentemente difundida nas redes sociais. Por essa razão é pouco provável que o antigo presidente a tenha dito.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua