Ricardo Salgado (então presidente do BES), José Maria Ricciardi (então presidente do BESI), Zeinal Bava (então presidente da PT), Fernando Teixeira dos Santos (então ministro das Finanças), António Mexia (então e ainda hoje presidente da EDP). Estas são as figuras que mais se destacam na primeira fila da cerimónia de abertura da Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), Estados Unidos da América (EUA), no dia 26 de maio de 2010.

Comemorava-se então o "Dia de Portugal" na NYSE e as referidas figuras, várias das quais entretanto caídas em desgraça, ou cuja reputação sofreu fortes abalos, estavam a representar Portugal. É o que se depreende a partir de uma gravação em vídeo da cerimónia, alojada na plataforma YouTube, que está a espalhar-se nas redes sociais. A maior parte das publicações com ligação para o vídeo acrescentam comentários irónicos, sobretudo em torno de Salgado, Ricciardi e Bava.

Mas o vídeo em causa é autêntico ou trata-se de uma montagem? Verificação de factos, solicitada por vários leitores do Polígrafo.

O vídeo é autêntico e, aliás, encontra-se arquivado na página oficial da NYSE na plataforma YouTube (pode conferir aqui).

Consultando a imprensa portuguesa dos dias 26 e 27 de maio também se confirma a presença das referidas figuras na cerimónia de abertura da NYSE, no "Dia de Portugal".

Em suma, as publicações em análises são verdadeiras, remetendo para um vídeo autêntico, sem qualquer tipo de manipulação ou montagem. Quanto aos comentários subjetivos, não se enquadram no perímetro mais estrito do fact-checking (verificação de factos).

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro