É um quadro comparativo entre a evolução dos salários da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), por um lado, e do salário mínimo nacional (SMN), por outro lado. Os salários da PSP e da GNR estão praticamente congelados ou "estagnados" desde 2010, ao passo que o SMN registou um aumento substancial no mesmo período de tempo.

"E-s-t-a-g-n-a-d-o-s! 'Atratividade' de uma carreira sem igual! Tome juízo senhor ministro da Administração Interna, a demissão é a sua única solução", comenta o autor da publicação, em mensagem associada. "Deveria envergonhar todos os responsáveis políticos", conclui, depois de salientar que, atualmente, a diferença entre os salários da PSP e da GNR em relação ao SMN é de apenas 156 euros.

PSP e GNR - salários

Confirma-se a veracidade da principal alegação, isto é, que os salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Consultando a base de dados estatísticos Pordata deparamos com os mesmos números apresentados na tabela da publicação, sem qualquer alteração ou manipulação.

No que concerne aos salários da PSP e da GNR, a última atualização data de 2019. Já em maio de 2020 entraram em vigor os aumentos de 0,3% para a generalidade dos trabalhadores da Função Pública e os salários da PSP e da GNR (nos escalões de início de carreira) subiram de 789,5 para 791,9 euros, tal como se alega na publicação em causa.

Tanto a PSP como a GNR, carreiras especiais no quadro das Administrações Públicas, não obtiveram aumentos salariais entre 2010 e 2019, quase uma década em que o salário mais baixo dos elementos destas forças de segurança pública como que estagnou em 789,5 euros.

PSP GNR - salários PORDATA

Quanto ao SMN, subiu 10 euros entre 2010 e 2011, chegando então aos 485 euros. O valor não sofreu qualquer alteração até setembro de 2014, período que coincidiu com o programa de resgate financeiro da troika iniciado em 2011. Em outubro de 2014, o SMN voltou a subir para 505 euros, valor que se manteve durante 2015, tendo sido aumentado todos os anos a partir daí até chegar aos atuais 635 euros.

Em suma, o SMN aumentou 160 euros nos últimos 10 anos.

SMN

Presentemente, a remuneração dos agentes da PSP e militares da GNR com até dois anos de experiência está 156,9 euros acima do valor do SMN.

No dia 21 de maio, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) reivindicou publicamente a atribuição de um salário de 1.250 euros para os polícias em início de carreira.

Cerca de três meses depois, a mesma ASPP/PSP alertou para a diminuição do número de candidatos à entrada na carreira da PSP ao longo das últimas décadas, apontando para o "salário muito baixo" da profissão como um dos motivos que afastam potenciais interessados em integrar os quadros da PSP.

_____________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network