O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Rússia destaca-se como “a quarta maior economia do mundo”?

Economia
O que está em causa?
Apesar da guerra na Ucrânia, do isolamento económico e diplomático, das sanções internacionais? Numa publicação no Facebook garante-se que sim, apontando para dados do Banco Mundial - o que suscitou dúvidas a leitores do Polígrafo que solicitaram uma verificação de factos.
© Shutterstock

Desde o início da guerra na Ucrânia e subsequentes processos de sanções internacionais contra a Rússia que circulam nas redes sociais publicações em que se aponta para a resiliência da economia russa. Por vezes com dados corretos, outras vezes com informações falsas.

Neste exemplo mais recente, um post de 5 de junho no Facebook (enviado ao Polígrafo com pedidos de verificação de factos), alega-se que “a Rússia é a quarta maior economia do mundo”, apresentando um gráfico com dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) medido em Paridades de Poder de Compra (PPC) entre 2021 e 2023.

De acordo com esse gráfico, apenas a China, os EUA e a Índia superam a Rússia no PIB em PPC.

Na base de dados do Banco Mundial confirma-se que, em 2022, a Rússia estava na quarta posição ao nível global neste indicador, com diferenças residuais face ao Japão e à Alemanha.

Contudo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já dispõe de dados referentes a 2024. E de acordo com esses dados, a Rússia foi entretanto ultrapassada pelo Japão (3,62% do PIB em PPC ao nível global) e pela Alemanha (3,06%), quedando-se na sexta posição com 2,95%.

No topo do ranking sobressaem a China (19,01%), os EUA (15,5%) e a Índia (7,86%).

Em suma, os dados do post não são falsos, mas estão desatualizados. De acordo com os dados mais recentes do FMI, a Rússia é a sexta maior economia do mundo (não a quarta), medida através do PIB em PPC. Foi ultrapassada nos últimos anos por Japão e Alemanha.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque