O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Rui Rio sublinha que a dívida pública continuou a aumentar desde 2015. Verdade ou falsidade?

Política
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Ao discursar ontem à noite em mais um comício da campanha eleitoral, o líder do PSD, Rui Rio, afirmou que "a dívida pública aumentou" desde 2015, contrariando assim a mensagem de sentido oposto que tem sido difundida pelo Governo. "O que baixou foi a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto", explicou Rio. Verificação de factos.

“A dívida pública aumentou. Vai aumentar até ao fim deste ano cerca de mais 20 mil milhões de euros do que aquilo que era em 2015. O que baixou foi a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto. A dívida ela própria é mais alta do que era em 2015“, declarou ontem à noite Rui Rio, líder do PSD, no decurso de mais um comício da campanha para as eleições europeias. Pode conferir aqui na gravação em vídeo de parte do discurso.

O líder do PSD procurou assim contrariar a mensagem de sentido oposto (diminuição da dívida pública) que tem sido difundida pelo Governo do PS, liderado por António Costa. Mas é verdade que a dívida pública aumentou desde 2015, apesar de ter baixado a “relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto”?

Quanto o atual Governo do PS tomou posse, em novembro de 2015, de acordo com uma nota de informação estatística do Banco de Portugal (BdP), “a dívida pública situou-se em 231,3 mil milhões de euros“. Em outubro de 2018, também de acordo com os dados estatísticos do BdP, a dívida pública voltou a aumentar, cifrando-se então em 251,1 mil milhões de euros, o valor absoluto mais elevado de sempre.

Os dados mais recentes do BdP foram divulgados no dia 1 de março de 2019. Nessa data, o BdP indicou que a dívida pública baixou para 121,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do quarto trimestre, abaixo dos 124,8% registados um ano antes.

Em fevereiro de 2019, o BdP informara que, em termos absolutos, a dívida pública aumentou em 2018, face a 2017, para 244,9 mil milhões de euros, apesar de ter baixado em dezembro, após o pagamento da dívida de Portugal ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Depois de ter atingido valores recorde em outubro e novembro, em dezembro a dívida pública contraiu-se, mas no conjunto do ano 2018 aumentou 2,1 mil milhões de euros, face a 2017.

Concluindo, desde que o atual Governo tomou posse, a dívida pública continuou a crescer em termos absolutos, com um aumento acumulado até 2018 de cerca de 13 mil milhões de euros. Por outro lado, a dívida pública diminuiu em percentagem do PIB, de 128,8% do PIB em 2015 para 121,5% do PIB em 2018. Tal como Rio afirmou, distinguindo corretamente os dois conceitos.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque