Foi o líder do PSD quem colocou o assunto em cima da mesa, ao afirmar que o PS, quando chega ao poder, “instala-se e considera-se o dono do Estado”. Na resposta, Costa negou que alguma vez o seu Governo tenha favorecido alguém em função da existência de laços familiares. E contra-atacou:  “O Dr. Rui Rio nomeou para a administração do [Teatro] Rivoli quando era presidente da câmara uma irmã ou uma familiar do seu vice-presidente. Nomeou-a porque era competente para aquela função ou porque era irmã?”

António Costa referia-se à indicação de Raquel Castelo Branco - irmã do centrista Álvaro Castelo Branco, que foi vice-presidente de Rio na Câmara Municipal do Porto – para a administração do Teatro Rivoli quando Rio liderava a autarquia.

O líder do PSD não respondeu à questão de Costa, deixando em aberto a possibilidade de se tratar de uma acusação verdadeira.

Será?

Em declarações ao Polígrafo, Álvaro Castelo Branco afirma: "Quando a minha irmã foi nomeada pelo Dr. Rui Rio eu pura e simplesmente não trabalhava na Câmara do Porto."

Rui Rio nomeou, de facto, Raquel Castelo Branco para a administração do Rivoli, mas fê-lo no ano de 2004, quando Álvaro Castelo Branco não era seu vice-presidente no governo de coligação que geria a Câmara Municipal do Porto – o militante do CDS era deputado na Assembleia da República, tendo entrado no Executivo camarário apenas em 2005 - ou seja, não se pode falar em favorecimento neste caso particular.

rio

Quando, em 2006, já Álvaro Castelo Branco era vice-presidente de Rui Rio, se colocou a questão da recondução da sua irmã no cargo, o centrista decidiu não participar na votação precisamente por haver uma incompatibilidade. Perante as críticas da oposição, Castelo Branco pediu um parecer à PGR, que concluiu nada ter existido de eticamente questionável na sua conduta quanto ao processo em causa.

Em declarações ao Polígrafo, Álvaro Castelo Branco afirmou que "esse é um processo do passado; a PGR disse o que tinha a dizer sobre o assunto. Há uma coisa irrefutável: quando a minha irmã foi nomeada pelo Dr. Rui Rio eu pura e simplesmente não trabalhava na Câmara do Porto."

Avaliação do Polígrafo: 

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...