“Haja alguém que tenha humildade e dignidade e dar valor aos homens da paz porque para muitos nao trem valor .!! Mas todos nos precisamos deles muitas vezes para nos salvar a vida e e quem menos valor tem e são mal pagos bem haja e que o Ronaldo se lembre sempre dos bombeiros portugueses bem haja”, pode ler-se num comentário de um post publicado na página de Facebook “Bombeiros Portugueses”.

Do post em causa consta uma fotografia de Ronaldo alegadamente tirada depois do jogo da seleção nacional de futebol na passada quarta-feira, em que Portugal venceu a Suíça por 3-1, com o jogador da Juventus a fazer mais um hat-trick ao serviço da equipa das quinas.

Ronaldo
O feito de Ronaldo contra a Suíça fez as primeiras páginas da imprensa desportiva

Na imagem partilhada, Ronaldo surge a segurar um cartaz com a seguinte inscrição: Dedico os 3 golos aos bomberios [SIC] portugueses”.

A publicação tornou-se viral no Facebook – até à manhã de hoje foi partilhada 8,9 mil vezes e registou cerca de 1,4 mil comentários.

Mas será a imagem verdadeira ou trata-se de mais um caso de manipulação de imagens, tão vulgar no Facebook?

A resposta é a segunda possibilidade. Na verdade, esta imagem tem vindo a ser profusamente manipulada desde que, em 11 de Maio de 2011, dois terramotos ocorridos na cidade espanhola de Lorca, em Múrcia, provocaram 9 mortos e mais de três centenas de feridos. Na sequência da tragédia, a equipa do Real Madrid deslocou-se ao local para participar num jogo de solidariedade para com as vítimas. Do outro lado do relvado, estava a seleção regional de Múrcia. Nessa ocasião, vários atletas “merengues” tiraram fotos com um cartaz com a seguinte inscrição: “Todos com Lorca”. Cristiano Ronaldo não foi excepção – e é agora essa imagem que serve de base à manipulação divulgada pela página dos Bombeiros Portugueses, seguida por 344 mil pessoas.

Ronaldo
Ronaldo e os seus colegas do Real Madrid a posar com a faixa solidária

Veja outras ocasiões em que a mesma imagem serviu de base a outras campanhas de desinformação que se tornaram virais:

ronaldo
A apoiar a Palestina...
Ronaldo
...e a afirmar que Messi é o melhor jogador do mundo

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro