O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Rodrigues dos Santos: “O PS é responsável pela governação em mais de dois terços da experiência democrática”. Confirma-se?

Legislativas 2022
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Francisco Rodrigues dos Santos não queria, mas acabou por concordar com António Costa. Para o líder do CDS-PP, "é verdade que a História explica o atraso económico do nosso país". No entanto, ao contrário do adversário, o democrata-cristão acredita que a culpa é do PS, o partido que diz ser "responsável pela governação do país em mais de dois terços da nossa experiência democrática". Foram assim tantos anos de governação do PS desde 1974? O Polígrafo fez as contas.

“Eu não vinha preparado para isto, mas tenho de concordar com o doutor António Costa. É verdade que a História explica o atraso económico do nosso país. Desde logo, porque o PS é responsável pela governação do país em mais de dois terços da nossa experiência democrática. Entre 1995 e 2021, o PS governou Portugal durante 20 anos”, declarou ontem Francisco Rodrigues dos Santos, no debate televisivo (transmitido via RTP) que reuniu os líderes dos nove partidos que tiveram representação parlamentar na última legislatura.

O presidente do CDS-PP acrescentou ainda que, nos períodos em que Portugal sofreu “três bancarrotas“, a direita “foi sempre chamada a governar para resolver o desvario das contas públicas e os pântanos que o Governo socialista criou”.

No que respeita à principal alegação, “mais de dois terços da nossa experiência democrática”, foram assim tantos anos de governação do PS desde 1974?

Desde 1974, a República Portuguesa teve seis Governos Provisórios e 22 Governos Constitucionais. Nos 48 anos de “experiência democrática” houve quatro primeiros-ministros do PS, a saber: Mário Soares, António Guterres, José Sócrates e António Costa.

Dos quatro primeiros-ministros socialistas, Mário Soares foi o que governou durante menos tempo: quatro anos, dois deles (entre 1983 e 1985) com Governo “partilhado”, através de uma coligação pós-eleitoral entre o PS e o PSD, o denominado “Bloco Central“. Por sua vez, António Guterres governou durante sete anos, José Sócrates durante seis anos e António Costa durante seis anos.

Feitas as contas, ao todo, o PS liderou o Governo durante um total de 24 anos. Ora, dado que Portugal tem 48 anos de democracia (desde 1974 até ao presente), os socialistas governaram o país durante metade do período de “experiência democrática” e não durante mais de dois terços, como disse erradamente Rodrigues dos Santos.

No entanto, o líder do CDS-PP acertou quando referiu que “entre 1995 e 2021, o PS governou Portugal durante 20 anos“.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes