"Eu não vinha preparado para isto, mas tenho de concordar com o doutor António Costa. É verdade que a História explica o atraso económico do nosso país. Desde logo, porque o PS é responsável pela governação do país em mais de dois terços da nossa experiência democrática. Entre 1995 e 2021, o PS governou Portugal durante 20 anos", declarou ontem Francisco Rodrigues dos Santos, no debate televisivo (transmitido via RTP) que reuniu os líderes dos nove partidos que tiveram representação parlamentar na última legislatura.

O presidente do CDS-PP acrescentou ainda que, nos períodos em que Portugal sofreu "três bancarrotas", a direita "foi sempre chamada a governar para resolver o desvario das contas públicas e os pântanos que o Governo socialista criou".

No que respeita à principal alegação, "mais de dois terços da nossa experiência democrática", foram assim tantos anos de governação do PS desde 1974?

Desde 1974, a República Portuguesa teve seis Governos Provisórios e 22 Governos Constitucionais. Nos 48 anos de "experiência democrática" houve quatro primeiros-ministros do PS, a saber: Mário Soares, António Guterres, José Sócrates e António Costa.

Dos quatro primeiros-ministros socialistas, Mário Soares foi o que governou durante menos tempo: quatro anos, dois deles (entre 1983 e 1985) com Governo "partilhado", através de uma coligação pós-eleitoral entre o PS e o PSD, o denominado "Bloco Central". Por sua vez, António Guterres governou durante sete anos, José Sócrates durante seis anos e António Costa durante seis anos.

Feitas as contas, ao todo, o PS liderou o Governo durante um total de 24 anos. Ora, dado que Portugal tem 48 anos de democracia (desde 1974 até ao presente), os socialistas governaram o país durante metade do período de "experiência democrática" e não durante mais de dois terços, como disse erradamente Rodrigues dos Santos.

No entanto, o líder do CDS-PP acertou quando referiu que "entre 1995 e 2021, o PS governou Portugal durante 20 anos".

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network