Há dinheiro para tudo em Portugal. [...] Menos para arranjar um tecto de um hospital público.” É este o argumento que acompanha uma imagem publicada na rede social Instagram, a 25 de outubro deste ano, e que ilustra o que aparentam ser umas escadas de um hospital público português cuja passagem estava, naquele momento, interditada.

Um aviso no local sinalizava o motivo para a restrição ao acesso: “Risco de queda de tecto. Por favor, utilize o elevador.”

Mas confirma-se que este alerta esteve mesmo exibido num hospital em Portugal?

Sim. Quem o confirmou ao Polígrafo foi fonte oficial do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho. A mesma fonte afirma, porém, que a mesma tem vindo a ser difundida “sem contexto”. E detalha o que estaria em causa: “O aviso esteve colocado durante um dia - 20 de outubro - no pavilhão feminino (consultas externas), devido a uma intervenção que decorreu no teto e telhado - reposição de telhas”.

O mesmo centro hospitalar acrescenta que “estão a decorrer outras obras de beneficiação ao mesmo edifício”, de modo a garantir o melhoramento dos espaços.

Concluindo, é verdade que este aviso - “Risco de queda de tecto” -  esteve mesmo exposto no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, mas apenas provisoriamente e devido à realização de trabalhos de manutenção na cobertura do edifício.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.