"Interessante leitura sobre os calços e percalços de um primeiríssimo agiota", comenta-se num dos posts detetados pelo Polígrafo, exibindo a suposta capa da revista "Visão" em que se destaca uma investigação sobre "os segredos do falso Costa".

"Investigação. Partido Socialistas. Os segredos do falso Costa. As mentiras, as negociatas socialistas, a corrupção, a manipulação, a censura, a falência do país, o controle da comunicação social", destaca-se na capa, com uma imagem do primeiro-ministro António Costa de braços no ar, enquanto profere um discurso.

A capa é autêntica?

Não. Trata-se de uma adulteração da verdadeira capa da revista "Visão" que foi publicada no dia 20 de maio de 2020 (edição n.º 1420).

Na versão original surge em destaque André Ventura, deputado único e líder do Chega, não o primeiro-ministro António Costa.

"Investigação. Chega. Os segredos do pregador Ventura. Os poderosos lóbis evangélicos, as ligações ao setor imobiliário, as influências neofascistas, as milícias digitais e o percurso controverso de dirigentes", salienta-se na verdadeira capa.

Além das mudanças de protagonista e de título e introdução do artigo de investigação, na capa adulterada também é evidente uma modificação do formato do logótipo da "Visão".

É uma imagem claramente falsa.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network