Os autotestes de antigénio à Covid-19 já estão disponíveis para venda em Portugal. No momento da compra destes testes rápidos, ou quando é efetuada uma colheita na farmácia, os utentes recebem um documento que explica o que são os autotestes, como se fazem e como proceder depois de se saber o resultado. Neste documento é indicado que os resultados negativos devem ser comunicados ao SNS24.

“Seja qual for o resultado do teste, comunique-o ao Centro de Contacto SNS24, SRS24 Madeira ou Linha de Saúde Açores e ao seu médico assistente”, pode ler-se na bula. Esta informação é repetida na secção destinada aos resultados negativos.

O Polígrafo contactou o SNS24, mas a única opção relacionada com a testagem à Covid-19, que surge na gravação inicial, diz respeito ao reporte de resultados positivos ou inconclusivos. Uma vez em contacto com o operador, o utente é informado que o sistema não permite introduzir informação sobre os resultados negativos dos autotestes. Perante esta situação, coloca-se a pergunta: afinal é necessário reportar os testes negativos ao SNS24?

Os testes negativos não têm de ser comunicados ao SNS24. Este contacto com a linha de saúde deve ser realizado apenas em caso de teste positivo ou inconclusivo. Ao Polígrafo, a Direção Geral da Saúde (DGS) explica que “os cidadãos que tenham um resultado positivo ou inconclusivo num autoteste devem ligar para o Centro SNS24, que irá encaminhá-lo, de acordo com o que está definido nas normas da DGS e na circular conjunta da DGS/Infarmed/INSA”.

Na circular informativa conjunta n.º 005/CD/100.20.200 do Infarmed, DGS e INSA, é indicado que “os resultados negativos deverão ser comunicados em formulário eletrónico a disponibilizar oportunamente”. No entanto, o formulário eletrónico ainda não está disponível. “A solução digital para reporte dos resultados está neste momento em preparação, prevendo-se que seja disponibilizada brevemente, enquanto complemento do SNS24. Até lá, apela-se à utilização deste recurso [SNS24] por parte dos cidadãos, mas apenas para a comunicação de resultados positivos ou inconclusivos”, avança a DGS.

Para além dos casos positivos e inconclusivos, também os “indivíduos sintomáticos ou [que tenham tido] contactos com um caso confirmado devem contactar o Centro de Contacto SNS24, independentemente do resultado do teste”, acrescenta a DGS.

Concluindo: os resultados negativos não têm de ser comunicados ao SNS24. As autoridades de saúde estão a preparar uma plataforma para reporte dos autotestes, onde haverá a opção para informar os resultados negativos para efeitos de controlo epidemiológico.

No caso de um resultado positivo ou inconclusivo num teste de antigénio, deverá informar o SNS24 ou o seu médico assistente. Também os indivíduos que apresentem sintomas ou que tenham estado em contacto com casos confirmados de Covid-19 devem comunicar a situação às autoridades de saúde.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network