O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Renova faz colaboração com JMJ e põe à venda lenços de bolso com a cara de N. Sra. de Fátima?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Não acredito", descreve "tweet" publicado ontem. Em causa uma edição comemorativa de lenços de bolso da empresa portuguesa Renova: imagens da Nossa Senhora de Fátima substituem o design habitual, mas será que estas novas embalagens surgem a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?

“Em terra de cego, quem tem olho é rei, sentido de oportunidade”; “Só para bocas santas”. Estes são dois dos vários comentários que foram sendo feitos ao longo das últimas horas a propósito da partilha, no “Twitter” (rebaptizado como “X”), de uma imagem que mostra um novo design dos lenços de bolso da Renova.

A marca portuguesa é conhecida por lançar para o mercado várias edições comemorativas, mas esta última parece ter tido uma abordagem peculiar: a cara de Fátima é a escolha para um desenho colorido, distinto e pouco comum de se ver neste tipo de produtos. E é por isso que a associação parece imediata: trata-se de uma alusão à JMJ. Ou será que não?

A caixa de comentários do “tweet”, além de (muita) ironia, contém comentários que alertam para o contexto daquele lançamento: “Isso é do centenário de Fátima”; “Isso existe há pelo menos 2 anos.” Confirmámos as várias versões junto da Renova.

Ao Polígrafo, fonte oficial do grupo lembra que estes lenços de bolso “foram uma edição comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima, em 2017, e mantiveram-se em catálogo desde então“. É por esse motivo que consegue encontrá-los à venda em várias superfícies, como o “El Corte Inglês” (uma embalagem de seis pacotes custa 99 cêntimos).

Em março de 2017, o jornal local “Médio Tejo” anunciava este lançamento e escrevia que a “novidade” tinha sido apresentada “durante uma visita da Associação Industrial Portuguesa (AIP), que contou com a presença do secretário de estado da Indústria, João Vasconcelos”.

“Esta edição especial de lenços de bolso foi anunciada pelo responsável do marketing da empresa, Luís Saramago, no âmbito de uma apresentação da história da Renova (…) Salientando o design e a capacidade de inovação da empresa, que aposta numa personalização dos produtos, aproximando-os às necessidades do cliente, foi anunciado este novo produto: lenços de bolso alusivos ao centenário das aparições de Fátima“, lê-se na notícia de 10 de março.

Em declarações ao jornal, Saramago enquadrou o lançamento: “Temos que ter produtos que respondam às expetativas e que estejam junto das pessoas nos momentos importantes.” Em suma, as últimas publicações que partilham esta edição de lenços Renova carecem de contexto: apesar de terem voltado à ribalta com a JMJ, não foram lançados nesse âmbito.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque