A imagem começou a circular nas redes sociais esta segunda-feira, até em sites relacionados com o partido Chega: "Jaime Nogueira Pinto avança com candidatura presidencial pelo Chega. O reconhecido escritor e historiador pretende, dessa forma, contribuir com a sua vasta experiência académica e política para o panorama nacional."

JNP

Apesar de se tratar de uma montagem exímia, é completamente falso que Nogueira Pinto tenha anunciado uma candidatura presidencial e que a rádio Renascença o tenha noticiado. Sobre Nogueira Pinto e o Chega, o que sabemos é que o politólogo até já marcou presença em convenções do partido e continua a validar a presença da extrema-direita no panorama político nacional: o passo seguinte - pelo qual o Chega há muito espera - é que ainda não chegou.

André Ventura chegou a nomeá-lo de antemão como seu ministro da Cultura, se o Chega algum dia formasse Governo, mas se em 2022 esse já não era um plano para Nogueira Pinto, este avanço como candidato presidencial não parece estar nos planos próximos do historiador, que teria que substituir o Homem do Chega numa candidatura de que Ventura ainda não abdicou.

Ao Polígrafo, a Renascença desmentiu oficialmente a publicação da noticia. "Feita uma busca geral, inclusive de tudo o que tínhamos publicado dentro do horário inscrito nesta publicação, concluímos que ela não é - obviamente - da autoria da redação da 'Renascença'", garantiu fonte oficial do órgão de comunicação.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.