"Sua Majestade o Rei Willem-Alexander dos Países Baixos, a caminho de um compromisso de Estado em Amesterdão anteontem dia 1 de junho. Para acontecer cenas destas em Portugal era preciso cair o Carmo e a Trindade", lê-se no post de 3 de junho no Facebook, denunciado como sendo falso ou enganador.

A imagem e respetiva descrição são autênticas? Sim, embora tenha sido captada na cidade da Haia e não em Amesterdão, ligeira imprecisão que não invalida a veracidade da publicação em causa.

O Polígrafo analisou a fotografia e identificou a sua origem no arquivo da Getty Images. Foi captada por Patrick van Katwijk no dia 1 de junho de 2021 na Haia, retratando o rei Willem-Alexander dos Países Baixos a circular de bicicleta numa rua da cidade.

"Rei Willem-Alexander dos Países Baixos visita iniciativas sociais na sua própria vizinhança, em Haagse Hout [um dos oitos distritos da Haia], em 1 de junho de 2021 na Haia, Países Baixos", indica-se na descrição patente no referido banco de imagens.

Não é a primeira vez que o rei Willem-Alexander é fotografado a andar de bicicleta. Em 2014, por exemplo, foi fotografado por Martijn Beekman, da European Pressphoto Agency (EPA) a circular de bicicleta nas propriedades reais de Wassenaar.

Em 2015 foi a vez de Robin van Lonkhuijsen, também da EPA, retratar o rei dos Países Baixos sorridente ao experimentar um protótipo de bicicleta elétrica durante a inauguração de uma nova fábrica da Gazelle em Dieren.

Há ainda outras imagens em que Willem-Alexander passeia de bicicleta com a família, como por exemplo nesta fotografia de Michel Porro, disponível na Getty Images.

De facto, o rei dos Países Baixos utiliza bicicletas com regularidade, algo que não é incomum entre os holandeses. Num relatório da Comissão Europeia, datado de 2014, informa-se que 36% dos habitantes dos Países Baixos utiliza a bicicleta como principal meio de transporte.

Willem-Alexander Claus George Ferdinand nasceu a 27 de abril de 1967 e tem 54 anos de idade. Subiu ao trono holandês a 30 de abril de 2013, depois de a antecessora e mãe, rainha Beatrix, ter abdicado do título.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network