O crescimento económico tem sido, nas últimas semanas, uma bandeira de Miguel Albuquerque, cabeça-de-lista do PSD, na candidatura às eleições legislativas regionais da Madeira, que acontecem no próximo domingo, 23 de março. As terceiras eleições regionais em três anos consecutivos.
Este sábado, 15 de março, a página oficial de Facebook do PSD-Madeira fez uma publicação definia este crescimento económico como uma “prioridade” e acrescentava que 2015 a Região Autónoma da Madeira tinha crescido 68% em termos económicos.
Confirma-se?
De acordo com os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados em dezembro de 2024 (os mais recentes), o Produto Interno Bruto (PIB) da Região Autónoma da Madeira em 2023 era de 6.988,6 milhões de euros.
Recuando a 2015, os dados finais das Contas Regionais do mesmo instituto indicavam que nesse ano o PIB Regional atingira os 4.237,1 milhões de euros. Fazendo as contas, é possível verificar que o PIB da Madeira aumentou, entre 2015 e 2024, cerca de 65%.
O crescimento económico indicado pelos sociais-democratas madeirenses fica ligeiramente abaixo do aferido através dos dados do INE, mas é próximo o suficiente para merecer o carimbo “verdadeiro”.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: