"Curiosidades. No Google não aparece Rosa Mota em lado nenhum". Esta é a mensagem que acompanha a publicação em causa na página "Porto - O lado abandonado da cidade", datada de 30 de outubro de 2019. A publicação mostra uma imagem da zona dos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, retirada a partir da aplicação Google Maps. O edifício situado no centro dos Jardins é identificado como "Super Bock Arena / Palácio de Cristal", sem qualquer referência à denominação "Pavilhão Rosa Mota".

Verdade ou falsidade?

O Polígrafo efetuou uma pesquisa na aplicação Google Maps e verificou que o recinto em causa é identificado como "Super Bock Arena / Pavilhão Rosa Mota", ao contrário do que é denunciado na publicação em análise.

Aliás, entretanto surgiu uma nova publicação na mesma página salientando que a identificação no Google Maps terá sido alterada. "Câmara Municipal do Porto, parabéns pela rapidez com que corrigiram a situação. Afinal era um pormenor mais importante do que aparentava", lê-se na mensagem dessa nova publicação.

A primeira publicação foi denunciada por vários utilizadores do Facebook como sendo falsa. No âmbito da parceria estabelecida com essa rede social, o Polígrafo analisou essa publicação e confirma que é falsa. No entanto, importa ressalvar que a mesma página avançou com uma segunda publicação, algumas horas mais tarde, indicando que a referência tinha sido modificada no Google Maps.

O problema é que a primeira publicação não foi alterada e continua a circular nas redes sociais como se fosse verdadeira, funcionando assim como um elemento de desinformação.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network